Temperos para cultivar em garrafinhas d’água

Temperos para cultivar em garrafinhas d’água

Poder cozinhar tendo a mão vários tipos de temperos frescos é um privilégio de poucos. Um dos artifícios para podermos diminuir a quantidade de sal na cozinha é lançar mão de vários temperos que darão sabor, sem precisar salgar.

Existem alguns temperos frescos que são muito gostosos, mas difíceis de utilizar no dia a dia, pois utilizamos uma quantidade pequena e duram pouco tempo na geladeira.

Nem todos podem ter uma hortinha à disposição, além de que, lidar com a terra não é pra todo mundo.

Cultivando os temperos na água

Existem algumas ervas que se dão muito bem na água! Isso mesmo, podemos ter à disposição em casa, mesmo em apartamento, várias opções de temperos que podem incrementar diariamente nossa culinária, sem precisar mexer com terra ou regar diariamente.

Preparando os utensílios

As garrafas

– Prefira garrafas com a boca mais estreita para que as estacas que utilizaremos tenham sustentação, sem impedir a ventilação;

– Se as garrafas forem escuras é melhor, pois a luz pode atrapalhar a raiz. Se necessário, cubra com uma capinha de papel ou pano;

A água

Utilizaremos água mineral, pois a água da torneira tem cloro e pode danificar a planta. Além disso, os minerais da água serão o alimento da nossa plantinha.

Os galhos das ervas

– Podemos usar um galho de cerca de 15 centímetros, que pode ser retirado de alguma horta ou mesmo proveniente do supermercado. É só lavar em água limpa e cortar a parte inferior.

– Retire as folhas mais baixas, que ficarão submersas, pois podem apodrecer;

– A raízes crescem durante as primeiras semanas. De 2 a 6. Durante este período não precisa trocar de água. Depois pode ser adicionado um pouco de hormônio vegetal em pó, para mantê-la saudável.

Temperos para cultivar em garrafinhas d’água

10 ervas que podem ser cultivadas na água

  • Alecrim: As raízes podem demorar para crescer. Para obter melhores resultados, mantenha a planta em um local ensolarado.
  • Sálvia: Esta erva deve ficar próximo a um local bem iluminado em um ambiente bem arejado.
  • Hortelã-pimenta ou verde: Esta cresce com facilidade. Basta colocar alguns galhos frescos na água.
    Estragão: Mantenha a erva em um local quente e iluminado. Escolha o estragão francês, se utilizará para pratos quentes. O estragão russo é melhor em saladas.
  • Manjericão: O Manjericão é uma das mais fáceis de cultivar. Utilize galhos antes de florescerem e mantenha a garrafa em um local ensolarado.
  • Tomilho: Utilize a parte verde, antes de florescer. Assim que cortar os galhos, já coloque na água, pois as folhas secam rápido. Quando começarem a crescer, corte as hastes para a ramificação.
  • Orégano: Coloque galhos frescos na águaágua e use as pontas conforme a erva cresce.
  • Tomilho: Utilize galhos verdes . Assim que crescer, corte as hastes para aumentar a ramificação.
  • Stevia: Mantenha em um local quente, onde a planta tenha contato com a luz do sol.
  • Bálsamo de limão: colocar na água em um ponto claro da casa. Após 3-4 semanas,os galhos irão desenvolver raízes. Mude a água frequentemente, ou você pode manter a planta ao ar livre se o tempo estiver quente.