Tamarindo – 14 benefícios além de controlar o diabetes

Tamarindo – 14 benefícios além de controlar o diabetes

Com um sabor mais próximo do doce, quando está maduro, o tamarindo é uma fruta nativa da África e da Índia e apreciada especialmente por habitantes do Sul da Ásia.

Propriedades Nutricionais do Tamarindo

O tamarindo contém cinco calorias a cada fruta ou 239 calorias, com 62,5 g de carboidratos, 2,8 g de proteínas, 0,6 g de gorduras e 5,1 g de fibras por porção de 100 g, e é fonte de fibras, proteínas, potássio, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.

15 Benefícios do Tamarindo

Tamarindo – 14 benefícios além de controlar o diabetes

Veja também:

Diabetes – 13 sintomas que podem indicar o problema

1 – Sistema digestivo

O tamarindo é considerado um laxante natural. As fibras presentes na fruta fazem com que as fezes se movimentem de maneira mais fácil pelo trato intestinal.

2 – Saúde do coração

Graças às suas fibras, potássio e vitamina C, a fruta faz bem à saúde do coração. O seu consumo está associado à diminuição da pressão arterial e dos níveis de colesterol no sangue.

3 – Previne a anemia ferropriva

Por ser fonte de ferro, o tamarindo pode ajudar na prevenção contra a anemia ferropriva, que é desenvolvida pela deficiência de ferro no organismo

4 – Circulação

O fato de o alimento possuir ferro em sua composição faz com que a melhore a circulação sanguínea. É que ao ter uma boa dose de ferro no organismo, também há a garantia de que haverá a taxa adequada dos glóbulos vermelhos do sangue.

5 – Função nervosa

A fruta fornece vitaminas do complexo B, entre elas a tiamina – ou vitamina B1 – que é responsável por melhorar a função nervosa.

6 – Perda de peso

Por ser fonte de fibras, contribui com a promoção da sensação de saciedade ao organismo, o que ajuda no controle do apetite, algo importante para quem deseja perder peso.

7 – Controle do diabetes

A fruta também limita a absorção de carboidratos que podem ser convertidos em gordura e açúcar. Para quem tem diabetes isso é benéfico, pois ajuda a evitar o descontrole nos níveis de glicose no sangue.

8 – Ação anti-inflamatória

Por ter uma ação anti-inflamatória, é utilizado na preparação de remédios fitoterápicos que combatem a inflamação. Portanto, a fruta pode ajudar no tratamento de irritação nos olhos, gota, artrite e condições reumáticas.

9 – Prevenção da pelagra

A pelagra é uma doença que traz consigo sintomas como diarreia, demência, artrite e insônia e que surge devido à deficiência de niacina – vitamina B3 – que é justamente uma das vitaminas encontradas na fruta.

10 – Sistema imunológico

Por trazer vitamina C e ter efeito antioxidante, o tamarindo faz bem ao sistema imunológico e previne problemas de saúde relacionados a infecções trazidos por fungos e micróbios.

11 – Fonte de ácido fólico

Outro nutriente encontrado no alimento é o ácido fólico – também conhecido pelos nomes de folato e vitamina B9– um componente indicado especialmente para mulheres grávidas, por colaborar com a divisão celular e o crescimento rápido na infância e durante a gestação.

12 – Saúde dos rins

O potássio encontrado no alimento ajuda na eliminação de substâncias tóxicas dos rins, o que é bastante importante para a saúde dos órgãos.

13 – Cabelo e pele

Por ser fonte de vitamina, estimula a produção de colágeno, uma proteína importante para o cabelo e a pele.

14 – Combate à insônia

Um dos minerais presentes no alimento é o magnésio, que contribui com o combate à insônia para as pessoas que sofrem com o problema.

15 – Músculos

A tiamina presente auxilia o processo de desenvolvimento muscular. Ela ainda é fonte de proteínas, que são essenciais na reparação e construção dos músculos.