Mesmo sendo de fácil acesso e produzida pelo nosso organismo com o auxílio da luz do sol, há uma estimativa de que cerca de 60% da população sofra por causa da deficiência da Vitamina D3, podendo este número chegar a incrível marca de 95% de acordo com especialistas de renome como o Dr Lair Ribeiro, por exemplo. Essa informação torna ainda mais importante o conhecimento a respeito desta vitamina que tem diversas funções em nosso organismo além de nos prevenir de várias doenças, incluindo o câncer.
A importância da Vitamina D3 em nosso organismo
A Vitamina D3 participa de diversos processos em nosso organismo. Ajuda no funcionamento do cérebro, fortalece os ossos, músculos e dentes, além do coração. Tem também uma importante participação na regulação da absorção de Fósforo e Cálcio.
De acordo com um estudo feito com mais de 13 mil pessoas publicado na revista científica Archives of Internal Medicine, ter níveis baixos de Vitamina D3, aumenta o risco de morte em 26%, por causas diversas.
Principais benefícios da Vitamina D
- Auxilia na manutenção do tecido ósseo e prevenção de diversas doenças ósseas como a osteoporose;
- Atua no sistema imunológico, colaborando no tratamento de doenças autoimunes, como diabetes tipo 1, doença de Crohn e psoríase;
- Relacionada diretamente na prevenção de pelo menos 17 tipos de câncer (considerada uma espécie de vacina anti câncer);
- Previne e trata diversas doenças crônicas como diabetes tipo 2, asma e doença de Parkinson;
- Contribui no aumento da força muscular;
- Previne abortos, principalmente nos primeiros 3 meses de gestação;
- Também previne ainda na gravidez, que a criança nasça com autismo.
Fontes de Vitamina D3
Exposição solar
A principal fonte de Vitamina D3 é o sol. Nosso organismo sintetiza os raios UVB absorvidos pela pele, gerando a Vitamina D3.
Os raios UVB são bloqueados pelo protetor solar e são mais abundantes entre as 10:00 e 14:00. A exposição de 10 a 20 minutos diários são suficientes para nos fornecer a quantidade necessária. Mais tempo que isso ficaremos suscetíveis a problemas na pele.
Peixes, frutos do mar e azeite de Oliva
Alimentos de origem marinha como peixes e frutos do mar, além de azeite de oliva são outras boas fontes da vitamina.
Por ser lipossolúvel, se for suplementada em forma de cápsulas, importa ingeri-la com algum tipo de gordura, como diluída no azeite, por exemplo, para uma absorção efetiva.