A sucupira é uma árvore de grande porte que tem propriedades medicinais e por isso pode ser usada para aliviar as dores e inflamações do corpo. Ela é da família das Fabaceae, e também é conhecida como Cutiúba, Supupina-do-campo, Sicupira, Sicupira-do-cerrado, Sicupira-açu ou Sicupira-parda, sendo muito procurada para fazer remédios caseiros.
O nome científico da sucupira branca é Pterodon pubescens e o nome da sucupira preta Bowdichia major Mart. As suas sementes in natura podem ser adquiridas em alguns mercados e supermercados, enquanto que a sucupira em cápsulas pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.
Para que serve e principais benefícios
- Diminui a inflamação nas articulações e, por isso, é utilizada para tratar artrite, artrose, reumatismo e artrite reumatoide;
- Alivia as dores causadas por problemas como excesso de ácido úrico e inflamações;
- Combate amigdalite e dor de garanta;
- Ajuda a curar cistos ovarianos e no útero, combatendo as cólicas;
- Ajuda a cicatrizar feridas na pele, eczemas, cravos nos pés e sangramentos.
Propriedades medicinais
As propriedades da sucupira incluem sua ação analgésica, anti-inflamatória, antirreumática e antioxidante. Além disso, as sementes de sucupira tem ação antitumoral, especialmente contra o câncer de próstata, mas só deve ser consumida com autorização médica.
Como usar a sucupira
Veja também:
Semente de sucupira diminui as dores da chikungunya
-
Chá das sementes
Lavar 4 sementes e quebrá-las utilizando um martelo. Depois ferver as sementes quebradas juntamente com 1 litro de água por 10 minutos, coar e beber ao longo do dia.
-
Em cápsulas
Tomar de 2 cápsulas ao dia para um melhor efeito.
-
Óleo
Tomar de 3 a 5 gotas por dia, junto com os alimentos, 1 gota diretamente na boca, até 5 vezes por dia;
-
Extrato das sementes
Tomar de 0,5 a 2 ml por dia;
-
Tintura
Tomar 20 gotas, 3 vezes ao dia.
Se a opção for pelo chá, deve-se utilizar uma panela apenas para esse efeito, pois o óleo liberado pelas sementes da planta fica grudado nas paredes da panela, sendo difícil de eliminar completamente.
Quais os efeitos secundários
A sucupira não tem efeitos colaterais, sendo bem tolerada.
Quem não deve utilizar
É contraindicada para grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos, e deve ser usada com moderação por pessoas com problemas renais ou no fígado.