Suco de uva: Por que é tão recomendado?

Suco de Uva – Benefícios para a saúde

O suco de uva é um produto que vem se popularizando, devido aos benefícios que podem proporcionar à saúde. Cada vez mais profissionais recomendam o consumo diário desta bebida que além de ser muito saborosa, pode fazer muito bem para o nosso organismo.

7 benefícios do suco de uva

  1. As propriedades nutricionais da uva

Vários benefícios do suco de uva ocorrem por causa dos inúmeros nutrientes presentes na fruta que são importantes para o funcionamento do nosso organismo.

De acordo com o site Live Science, a lista inclui: carboidratos, cálcio, ferro, vitamina A e vitamina C. De acordo com nutricionistas, a fruta contém cobre, vitaminas do complexo B e vitamina K.

O suco de uva também é contém nutrientes como manganês e potássio.

  1. Efeito antioxidante

Outro benefício do suco de uva é a sua ação antioxidante, que contribui com o combate aos radicais livres, que são substâncias prejudiciais que danificam as células, causam doenças e estão associadas a problemas como câncer, doenças no coração e ao envelhecimento precoce.

  1. Diminuição dos riscos de desenvolvimento de coágulos sanguíneos

Pesquisadores da Universidade de Georgetown nos Estados Unidos publicaram em uma edição de 2001 do jornal Circulation (Circulação) benefícios do suco de uva para a diminuição de aglutinação das plaquetas que formam coágulos nas artérias.

  1. Redução do colesterol

O suco de uva possui compostos chamados flavonoides, que ajudam a prevenir a oxidação do colesterol ruim. Essa oxidação provoca o acúmulo de placa nas artérias e causa aterosclerose.

Veja também:

7 alimentos que promovem a longevidade

Smoothie detox potente e delicioso

  1. Sistema imunológico

Em uma pesquisa feita na Universidade da Flórida, 85 adultos ingeriram em torno de 350 ml de suco de uva roxa concórdia durante nove semanas. A conclusão do experimento foi que eles tiveram um aumento em seus organismos de um tipo de célula que detecta toxinas e coloca o sistema imunológico em alerta.

  1. Saúde do cérebro

Outro benefício pode referir-se ao cérebro. Em uma pesquisa feita na Universidade de Cincinnati, adultos mais velhos com declínio da memória beberam entre aproximadamente 440 ml e 620 ml de suco de uva concórdia.

Observou-se que eles tiveram uma melhora em listar aprendizados e recordações e em sua memória.

  1. Redução da pressão arterial

Uma edição de 2004 da publicação Biofactors disse que pessoas que receberam 5,5 ml de suco de uva por cada kg de peso corporal diariamente durante oito semanas apresentaram uma diminuição da pressão arterial. O efeito foi atribuído à ação dos polifenóis.