Spirulina – Benefícios deste superalimento

Spirulina: Benefícios deste superalimento

Mais conhecida como uma microalga, a spirulina na verdade é uma cianobactéria que traz inúmeros benefícios ao organismo. Atualmente, é popularmente conhecida pela NASA por ser um dos melhores alimentos para serem consumidos pelos seus astronautas.

A Spirulina é um superalimento, isso porque o seu perfil de nutrientes e fito-nutrientes incomuns são mais potentes do que em qualquer outro alimento, planta, grão ou erva.

O que é Spirulina

Spirulina: Benefícios deste superalimento

A Spirulina é um micro-organismo microscópio chamado por muito tempo de microalga, mas que recentemente foi classificada como uma cianobactéria de cor verde-azulada.

É considerada pelas Nações Unidas como a resposta para a fome no mundo e aprovado por pesquisas da NASA, que relatam que a Spirulina tem cerca de mil vezes mais nutrientes do que qualquer outra fruta ou vegetal.  As pesquisas da NASA mostram ainda que a Spirulina tem:

  • 300% mais cálcio do que o leite integral
  • 2.300% mais ferro do que o espinafre
  • 900% a mais betacaroteno do que cenouras
  • Uma das maiores fontes naturais de antioxidantes

Além disso, a Spirulina contém inúmeras vitaminas, minerais e Ômega 3 e 6. Possui mais de 60% de proteína em sua composição, a maior concentração de proteína em peso no mundo.

Composição nutricional

A Spirulina apresenta grande diversidade e quantidade de nutrientes que nosso corpo necessita diariamente. Por ser uma fonte natural de proteína de fácil absorção, aminoácidos, minerais, vitaminas, óleos essenciais e antioxidantes, a Spirulina é um forte aliado para quem está em busca de uma alimentação completa e saudável.

Benefícios da Spirulina

1 – Prevenção do câncer

A Spirulina ajuda a prevenir o câncer por ser rica em antioxidantes e por conter selênio também pode diminuir em até 80% a ocorrência de tumores.

2 – Fortalece o sistema imunológico

A Spirulina contém zinco e vitamina E que estimulam a produção de anticorpos contra os agentes infecciosos que afetam o nosso sistema imunológico.

3 – Combate o diabetes

Colabora no tratamento e prevenção do Diabetes tipo 2 pois auxilia na redução da inflamação sistêmica que consequentemente diminui a resistência a insulina. Além disso, a Spirulina aumenta o colesterol bom (HDL).

5 – Protege o fígado

Ajuda a proteger o órgão contra danos tóxicos de metais como chumbo e mercúrio, pois age como anti-inflamatório e diminui os triglicerídeos.

6 – Combate infecções

Como comentado acima, a spirulina combate infecções do organismo, pois fortalece o sistema imunológico e por estimular a formação de anticorpos. Há registros de que a alga seja eficaz no combate a herpes, HIV e gripes.

7 – Previne o envelhecimento precoce

Combate os sinais de envelhecimento da pele como rugas e linhas de expressão por ser rica em antioxidantes que eliminam os radicais livres.

8 – Trata doenças respiratórias

Ela inibe a liberação de histamina e reduz os níveis de citocinas que são responsáveis pelas alergias e consequentemente assim previne doenças respiratórias como bronquite e asma.

9 – Previne doenças cardiovasculares

Como comentado, a Spirulina aumenta o colesterol bom (HDL), reduz a pressão arterial e aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

10 – Melhora a saúde mental

Combate o estresse oxidativo do cérebro pela quantidade de antioxidantes que ela contém, reduzindo o desenvolvimento de doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson.

11 – Ajuda a emagrecer

Auxilia no aumento da sensação de saciedade no estômago por conter fenilalanina fazendo com que se coma menos e colaborando com o processo de emagrecimento