O soro caseiro é excelente para combater a desidratação causada por vômitos ou diarreia. Ele pode ser uma saída emergencial em casos de emergência, onde outras precauções podem vir a demorar um pouco.
Receita do soro caseiro
Existem 2 formas diferentes de preparar o soro e ao prepará-lo deve-se ter cuidado e seguir rigorosamente as receitas, porque um erro na preparação pode causar problemas.
Receita de soro caseiro usando colher de sopa
- 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada
- 1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g)
- 1 colher de café de sal (3,5 g)
Receita para 1 copo de 200 ml de soro caseiro
- 2 medidas rasas de açúcar, do lado maior da colher padrão
- 1 medida rasa de sal, do lado menor da colher padrão
- 1 copo (200 ml) de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada
Modo de preparo do soro caseiro
Misturar todos os ingredientes e beber pequenos goles várias vezes ao dia, de preferência na mesma proporção de líquidos perdidos através do vômito ou da diarreia. Ao provar o soro, este não deve ser mais salgado que uma lágrima, por exemplo.
A durabilidade do soro é de, no máximo, 24 horas e se for necessário tomar o soro por mais dias, deve ser preparada uma nova receita a cada dia.
Para que serve o soro caseiro
Ele serve para combater a desidratação porque ele repõe a água e os sais minerais perdidos vômitos e diarreias, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo. A mistura é indicada para todas as idades e pode, inclusive, ser utilizado em cães e gatos, quando houver necessidade.