Sono de qualidade na terceira idade: 3 detalhes importantes

Sono de qualidade na terceira idade - 3 detalhes importantes

Quando chegamos à terceira idade tendemos em ir para cama mais cedo e também levantar mais cedo. Além disso, o sono é muito leve: despertamos com mais facilidade e, por isso, não conseguimos dormir por horas seguidas. Ter uma boa noite de sono é muito importante. É durante o sono que o organismo produz hormônios importantes, como o cortisol, e que acontece a renovação celular.

Dicas para dormir bem na terceira idade

Evitar bebidas estimulantes

Há muitas bebidas que funcionam como estimulantes  — elas espantam o sono e deixam o corpo ativo. Talvez a cafeína não fizesse efeito no corpo quando ainda éramos jovens, mas com a chegada da terceira idade é preciso ter cuidado com algumas substâncias, pois elas podem agir de forma diferente no corpo agora.

Atenção: Não é apenas o café que contém cafeína, os chás mate, preto e verde também servem como estimulantes, assim como as bebidas à base de cola.

Sono de qualidade na terceira idade - 3 detalhes importantes

Definir a hora de dormir

Se o sono está uma bagunça, a única solução é regrá-lo. Estabelecer uma rotina de sono é a melhor maneira de lidar com as mudanças do organismo. Inicialmente, estipular um horário para deitar e outro para acordar. Esses horários devem ser seguidos à risca todos os dias para que o corpo se acostume com essa rotina, assim, quando chegar a hora de dormir, o relógio biológico fará com que sintamos sono. Os idosos costumam sentir sono durante o dia, então, é importante reservar uma hora especial para se tirar um cochilo. Porém, não deixar que o cochilo se estenda durante muito tempo — caso contrário, o relógio biológico ficará uma bagunça. Pode ser difícil seguir essa nova rotina nos primeiros dias, mas depois que o sono melhorar, se perceberá como vale a pena o esforço para seguir horários.

Escolher colchões e travesseiros de qualidade

Normalmente, as pessoas na terceira idade tendem a ter mais problemas como dores nas costas, problemas nas articulações e próteses. Para evitar que amanheçamos com mais dores, é preciso investir em colchões e travesseiros próprios para nossa faixa etária. Primeiro, se precisa entender o que está atrapalhando o sono. Depois, procurar o travesseiro e o colchão correto para solucionar o problema. O sono nesta fase já é extremamente leve, dormir em um lugar nada confortável piora ainda mais a situação.