10 possíveis sintomas de colesterol alto

10 possíveis sintomas de colesterol alto

Como o colesterol alto não dá sinais evidentes, é importante aprender a identificar os sintomas que, ainda que possam ter outra origem, podem ser um alerta a respeito de um problema.

Sinais de possível colesterol alto

10 possíveis sintomas de colesterol alto

1. Inflamação e dormência das extremidades

A inflamação e a sensação de dormência das extremidades é um dos sintomas do colesterol alto. Isso acontece porque os lipídios acumulados impedem uma circulação adequada, diminuindo a transferência do oxigênio e dos nutrientes até os músculos.

2. Mau hálito

O mau hálito, conhecido como halitose, é um sinal comum nos pacientes que têm problemas de colesterol. Como o colesterol é secretado pelo fígado,seu acúmulo em excesso gera dificuldades para o processo digestivo, que provoca secura e odores desagradáveis na boca.

3. Sensação de peso e indigestão

Os desequilíbrios nos níveis do colesterol ruim (LDL) e total podem se tornar um forte desencadeante de episódios de indigestão e sensação de peso. O excesso de lipídios no sangue e no fígado afeta o metabolismo. Isso impede um bom processo digestivo.

4. Enjoos e dores de cabeça

À medida que o colesterol se deposita nas artérias, a circulação começa a apresentar dificuldades e a oxigenação celular se vê interrompida. Isso aparece por meio de enjoos, perda de equilíbrio e fortes cefaleias causadas por tensão.

5. Problemas oculares

O excesso de colesterol leva ao desenvolvimento de problemas na visão. É comum que os pacientes apresentem uma secreção amarelada nos olhos, irritação e visão embaçada.

6. Prisão de ventre

O acúmulo de lipídios nas artérias afeta as funções digestivas. Como a mobilidade intestinal diminui, ocorrem fortes episódios de prisão de ventre.

7. Dor no peito

A dor no peito é um sintoma muito fácil de perceber. Ainda assim, quase sempre é um motivo para consultar um médico imediatamente.

Ainda que muitas doenças estejam associadas ao aparecimento de dores no peito, a maioria dos casos tem a ver com os efeitos do colesterol alto. O acúmulo de gorduras nas artérias dificulta o bombeamento do sangue e, por fim, pode levar à hipertensão.

8. Fraqueza e fadiga

A sensação de fraqueza, a fadiga e a vontade de dormir em horários não habituais, quando ocorrem de forma contínua, podem ser sinais do aumento nos níveis de colesterol. Ele intervém na circulação e no processo de oxigenação celular,causando um enfraquecimento físico e mental.

9. Problemas de pele

A urticária e outros problemas de pele podem surgir quando o corpo está com dificuldades para regular os níveis de colesterol. Esses problemas aparecem com manchas avermelhadas, inflamação e uma incômoda sensação de coceira.

10. Intolerâncias alimentares

Apresentar intolerâncias alimentares pode estar relacionado com níveis altos de colesterol no sangue. O acúmulo excessivo de gordura nas artérias e no fígado pode ser a causa. A mais comum pode se manifestar depois de ingerir carnes ou alimentos ricos em gordura.

Estas informações visam complementar e nunca substituir a orientação médica, não podendo ser usada como fonte para diagnóstico seguro.