Síndrome Do Pânico em idosos – Principais causas

Síndrome Do Pânico em idosos – Principais causas

A síndrome do pânico ocorre em pessoas mais velhas através de uma variedade de sintomas: tremedeira, suor excessivo, batimentos cardíacos acelerados e dores no peito. Pessoas da terceira idade que passam por isso sentem como se estivessem prestes a morrer, mesmo que um ataque de pânico não seja realmente perigoso.

Acredita-se que o problema tem origem física, causado por uma anormalidade nas células nervosas chamadas locus ceruleus, que ficam no tronco cerebral.

A síndrome do pânico normalmente começa entre 20 a 35, e em alguns casos aparecendo na meia idade. É considerada rara em idosos, quando se trata de um diagnóstico formal ou de síndrome do pânico, mas os ataques de pânico não são incomuns em pessoas mais velhas. Os ataques de pânico em idosos podem estar associados com as mudanças e desafios da vida que aparecem nesta etapa.

Veja também:

Remédios caseiros para ansiedade

Principais causas da Síndrome do Pânico em idosos

Perda do esposo ou da esposa

Muitas pessoas na terceira idade se veem sozinhos pela primeira vez em décadas. Os filhos já cresceram e formaram suas próprias famílias, e os amigos já não são mais os mesmos. Sensações de isolamento ocasionam o aparecimento de medo e pânico.

Saúde debilitada

Idosos têm que lidar frequentemente com doenças que precisam de uso contínuo de remédios para controlar.

A combinação de medicamentos com seus respectivos efeitos colaterais pode causar desequilíbrio no metabolismo e batimentos cardíacos, o que pode desencadear um ataque de pânico.

É muito importante para um idoso o acompanhamento médico, principalmente se ele ou ela toma vários medicamentos. Ajustes na dosagem ou até a mudança da marca do remédio pode ajudar a prevenir e diminuir os sintomas da síndrome do pânico nos idosos.

Depressão da terceira idade

Mudanças na vida podem resultar em sentimentos de desesperança e pânico, especialmente nas pessoas que foram bastante ativas e independentes na maior parte de suas vidas.