Cansaço excessivo – 5 sinais físicos de que precisamos descansar

Cansaço excessivo – 5 sinais físicos de que precisamos descansar

Quando chegamos ao nosso limite, por mais que tentemos, o corpo e mente estão tão estafados que já não respondem mais como antes. Atualmente, quando tudo acontece de maneira acelerada e temos que nos desdobrar para não perder o controle, as auto cobranças por resultados e as exigências externas colaboram ainda mais para que este cansaço excessivo só aumente. Nosso corpo nos dá sinais de que precisamos descansar e estar atento a eles pode ser bom pra saúde.

5 Sinais de que precisamos descansar

Cansaço excessivo – 5 sinais físicos de que precisamos descansar

Indisposição

Já começar o dia cansado e, ao mínimo esforço, sentir como se tivesse carregado uma tonelada é uma das consequências mais comuns do excesso de atividades. Estar sempre indisposto pode estar relacionado à negligência alimentar, uma vez que a falta de nutrientes adequados reforça ainda mais o excesso de cansaço.

Baixa Produtividade

Quando se está cansado demais é natural que a produtividade baixe e que o entusiasmo para fazer as atividades não seja o mesmo de antes.

Insônia ou Excesso de Sono

Dormir mal, ter dificuldades para pegar no sono ou ainda ficar o tempo todo sonolento e sem querer sair da cama: são sinais claros de que o cansaço está afetando o sistema como um todo. O sono tem o papel de reparação, ou seja, de renovar as células e as nossas energias. Quando sua qualidade baixa, as noites são mais longas, o sono não é reparador e seu cansaço só aumenta.

Dificuldade de Concentração

Quando o excesso de cansaço toma conta, a concentração tende a cair, uma vez que estas estafas físicas e mentais causam enorme desequilíbrio e prejudicam também o nosso cérebro, que é repleto de informações e preocupações, tem mais dificuldade para se concentrar em demandas do dia a dia do que em condições normais.

Irritação

As alterações de humor são mais um sintoma do cansaço em excesso, uma vez que por não descansar, dormir bem, estar menos motivada e produtiva, a pessoa acaba também ficando mais irritável com as situações do dia a dia e reagindo de forma mais agressiva.