Shimeji – Conheça os benefícios para o organismo

Shimeji - Conheça os benefícios pro organismo

Shimeji é um tipo de cogumelos que apresenta grandes benefícios e possui bons nutrientes para o organismo. São ricos em proteínas, fibras, minerais e vitaminas e apresentam baixo teor de gordura total.

Dentre seus benefícios, pode-se destacar a ação antimicrobiana, antioxidante e melhora na digestão, além de ajudar a controlar o diabetes, colesterol e melhorar a imunidade. Confira mais sobre este fungo.

O que é o shimeji?

Os cogumelos do tipo Shimeji fazem parte do Reino dos Fungos e desempenha papel essencial na natureza para decompor matéria orgânica.

O shimeji é classificados como um macrofungo, com corpos de frutificação grandes e visíveis ao olho nu. Por isso, em geral, se formam acima do solo, mas há exceções, como as trufas, que se formam no subsolo.

Ele pode ser comprado em mercados tradicionais, em conserva ou seco. É utilizado em muitos pratos como carnes, molhos para massas, saladas, recheios, e também é tradicional da culinária japonesa.

Nutrientes

Fibras: O Shimeji é um alimento rico em fibras, possui propriedades hipoglicêmicos, ajuda a diminuir o colesterol ruim e proporciona maior saciedade.

Fósforo: possui grandes quantidades de fósforo, responsável por fortalecer ossos e dentes.

Proteínas: O cogumelo em questão é uma fonte alternativa de proteína, especialmente para quem é adepto do vegetarianismo e veganismo, e proporciona aumento de massa magra.

Vitaminas: Também é fonte de vitaminas, como a vitamina A e vitamina C, com ação antioxidante e atua na melhora da imunidade. A presença de ergosterol no shimeji em reação com o raio ultravioleta forma a vitamina D.

Ácido Fólico: Além disso, é rico em ácido fólico que proporciona diversos benefícios, principalmente para as grávidas, pois ajuda na formação neurológica do feto, e também previne doença cardíaca, câncer, Alzheimer e desordens mentais.

Carboidratos: O fungo ainda possui quantidades interessantes de polissacarídeos, principalmente a beta-glucanas, que possuem propriedades antioxidantes.

Os polissacarídeos atuam também na prevenção do envelhecimento precoce, no controle das taxas de açúcar no sangue, melhoram o sistema imunológico e combatem o crescimento tumoral.

Quantidade de calorias

Outro ponto positivo é que o alimento possui pouca quantidade de calorias, pois em 100 gramas de shimeji há apenas 35 calorias, e também baixas quantidades de gordura.

Tabela nutricional

NutrientesShimeji – 43 g
Calorias15 kcal
Carboidratos3.9g
Proteínas0.94 g
Lipídeos0.17g
Fibras1.5 g
Fósforo47.3g
Folatos0.34 g
Vitamina B10.017mg
Vitamina B20 mg
Vitamina C2.79 mg

Fonte: Regina Prado Zanes Furlani (Tese de Doutorado “Valor nutricional de cogumelos cultivados no Brasil” Faculdade de Engenharia de Alimentos; UNICAMP).

Benefícios do shimeji

1 – Antimicrobiana: Por se tratar de um fungo, que alimenta-se de matéria orgânica em decomposição, o alimento possui ação antimicrobiana para combater bactérias e vírus que podem fazer mal.

2 – Anticancerígena: O polissacarídeo beta-glucana, presente nos cogumelos, destrói células cancerígenas e melhora o sistema imunológico. Porém, os estudos sobre a atuação dos cogumelos no câncer ainda são preliminares.

3 – Antioxidante: Combate radicais livres, o que implica positivamente em diversas doenças como câncer, a artrite reumatoide, cirrose, arterioesclerose, bem como na prevenção do envelhecimento precoce. As vitaminas A e C são responsáveis por tal propriedade.

4 – Combate diabetes: Devido a quantidade de fibras e polissacarídeos presentes nos cogumelos, eles possuem propriedade hipoglicêmicas, que ajudam a controlar o açúcar no sangue.

5 – Controla colesterol: Por causa da vitamina B3 e da boa quantidade de fibras presentes no shimeji, o alimento ajuda a controlar o colesterol ruim LDL. Entretanto, os estudos são preliminares acerca da efetividade do alimento na diminuição do colesterol.

6 – Melhora a digestão: As fibras também são responsáveis por um melhor trânsito e saúde intestinal.

7 – Melhora a imunidade: compostos como fibras atuam na atividade intestinal e no metabolismo, que por consequência, beneficia a imunidade.

8 – Prolonga a saciedade: Dentre os benefícios das fibras está o aumento da saciedade, aliado na hora de emagrecer.

9 – Fortalece ossos e dentes: O alimento conta com certa quantidade de fósforo que atua no metabolismo de forma a ativar vitaminas do complexo B, que assim como o cálcio, atuam no fortalecimento dos ossos e dentes.