Sedentarismo: Ficar no sofá pode matar

Sedentarismo Ficar no sofá pode matar

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o sedentarismo é o quarto fator que mais influencia a mortalidade no mundo, trazendo riscos que atingem mais de 60% da população.

Definitivamente, estar parado, dando bola pro sofá, tem matado muita gente e segue em número crescente.

Romper com a inércia e iniciar algum tipo de atividade física cotidiana poderá nos salvar a vida.

O sedentarismo na terceira idade 

Por causa dos confortos da vida moderna e pela falta de atividades físicas, o sedentarismo é considerado a doença do século. Entre outras recomendações, importa uma rotina que comporte pelo menos 150 minutos de atividades físicas leves que podem englobar passear com o cachorro, caminhar até o ponto de ônibus por 10 minutos, etc. O conselho é gastar pelo menos 2.200 calorias em atividades ocupacionais.

Na terceira idade este quadro se agrava, tornando-se indispensável uma atitude neste sentido, pois a perda motora e o desânimo comuns desta fase levam estes a tornarem-se sedentários com maior facilidade. Assim, males como infecções, neoplasias, artropatias, doenças degenerativas osteomusculares e doenças cardiovasculares podem se instalar com maior facilidade.

Outro dos malefícios do sedentarismo na terceira idade é o enquadramento no grupo dos diabéticos. Embora seja comum em várias idades, a diabetes atinge principalmente idosos. Com o corpo resistente a insulina, o nível de açúcar no sangue sobe e como consequência causa danos ao organismo do idoso.

Veja também:

Ficar sentado é o novo fumar

Caminhar uma hora por dia reduz fator genético da obesidade

Sedentarismo Ficar no sofá pode matar

Exercícios cotidianos que ajudam a gastar calorias semanalmente

  • Limpar alguns cômodos da casa,
  • Andar pelo menos dez minutos com seu cachorro são hábitos que já consomem essas calorias.
  • Descer do ônibus alguns quarteirões de casa e caminhar o resto do caminho.

O importante é não ficar parado, fazer exercícios simples e ter uma alimentação balanceada. 150 minutos de exercícios leves, vão fazer com que essas calorias sejam consumidas, sem que precise de muito esforço!

Hobbies que envolvam maior movimentação:

  • Academia,
  • natação,
  • dança
  • e outros.

Fazer 30 minutos de exercícios um pouco mais rigorosos, como por os citados acima, ajudam ainda mais no combate contra o sedentarismo.