Saúde dos pés: 4 dicas para o dia a dia

Saúde dos pés - 3 dicas para o dia a dia

É importante dar a devida atenção para os pés. Os cuidados com o eles são primordiais para mantermos o equilíbrio corporal e melhorar as sensações de bem-estar e qualidade de vida.

Os cuidados com os pés são basicamente, higiene, conforto e pequenos exercícios funcionais. Esses exercícios ajudarão a manter a qualidade dos movimentos e de amplitude dos pés. Os cuidados higiênicos e de conforto previnem doenças infecciosas e, até mesmo, problemas virais da pele, devido aos contatos com sujeiras, principalmente se o pé estiver com alguma ferida, bolhas ou verrugas.

Como cuidar dos pés no dia a dia

Saúde dos pés - 3 dicas para o dia a dia

– Exercícios dos pés

É muito importante que nossos pés estejam exercitados. Movimentos funcionais de amplitude e alongamento; inversão e eversão do pé (movimentos amplos e lateralizados); exercício de liberação, com uma bolinha na planta do pé, por exemplo(movimentos circulares); usar bombinha de panturrilhas (movimento de repetição, de flexão e extensão do pé).

– Atenção ao conforto

Usar tênis e sapatos adequados e confortáveis nas atividades diárias. Usar os com solado de borracha, eles evitam impactos e futuros danos ósseos, como o esporão, osteoporose, artrose e deformação. Também dê preferência às meias de algodão.

– Cuidado com a higiene

Cuidados gerais como secar bem os pés entre os dedos e certificar-se que os instrumentos como alicate, cortador de unhas, etc., estejam devidamente esterilizados, sobretudo, quando usados em podólogos e manicure.

 – Massagem

Apesar de não estarem diretamente ligados, alguns pontos da reflexologia nos pés servem para acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura. Para esse bom funcionamento, fazer, na sola dos pés, uma pressão, com os dedos das mãos, no ponto entre o dedão e o dedo ao lado. Pressionar por dez segundos e repetir a ação por três vezes.