A Sardenha e os seus 4 segredos de longevidade

A Sardenha e os seus 4 segredos de longevidade

A Sardenha é uma região autônoma da Itália meridional. Uma ilha localizada no coração do mar Mediterrâneo, distante do continente cerca de 200 km. Sua capital se chama Cagliari e a ilha mede 24.090 quilômetros quadrados.

Com belas paisagens naturais, a ilha tem 1,65 milhão de habitantes que vivem em cidades e vilarejos muito charmosos.

Tendo desenvolvido características culturais bem peculiares por causa da influência recebida decorrente da invasão dos povos fenícios, árabes, espanhóis e romanos. Tem a concentração da população no interior, com agricultura e criação de animais bastante difundida.

Falam um idioma próprio, o sardo, que juntamente com o italiano, compõe os idiomas oficiais.

Grande concentração de pessoas centenárias

No ano de 2012 a Sardenha atingiu a marca de 371 pessoas com mais de 100 anos, principalmente nas províncias de Nuoro e Ogliastra. De acordo com os estudos realizados na ilha, algumas características foram detectadas e são relacionadas entre os motivos pelos quais se atinge uma maior longevidade, em comparação com o restante do país.

Características especiais da Sardenha

1 –  Alimentação simples a base de frutas e legumes – A alimentação deste lugar foi sempre muito simples. Por serem bastante pobres e com pouco acesso ao continente, eles tinham que comer apenas aquilo que plantavam.

A dieta é baseada em vegetais (tomates, batatas, beringelas, abobrinhas, etc), favas, pão e massa fresca e caseira, vinho tinto, queijo peccorino e leite de cabra. Consumindo um pouco de carne apenas nas festas, tem a principal fonte de proteína no leite de cabra.

2 – Estilo de vida extremamente ativo – Uma grande parte dos habitantes desta região da Sardenha são pastores. Saem de casa ainda de madrugada e passam o dia caminhando pelas montanhas guardando os rebanhos.

3 – Sentido forte de comunidade – Idosos e jovens participam de atividade juntos. É uma tradição acolher e cuidar dos idosos em casa. Para eles, a família é a coisa mais importante, tornando-se muitas vezes o seu propósito de vida. Têm uma reverência pela família que dura até ao seu último dia de vida.

4 – Ar que respiram  – Um dos fatores que conduz ao envelhecimento precoce é a poluição. Neste local remoto da Sardenha, existem árvores em abundância e a poluição do ar é praticamente inexistente.