Sapoti – Previne Osteoporose, Pedra nos Rins e mais

Sapoti – Previne Osteoporose e Pedra nos Rins

O Sapoti é um fruto tropical. Cresce no sapotizeiro, que é uma árvore tropical frutífera e perene pertencente à família de Sapotaceae.

O fruto é rico em calorias, facilita a digestão, sendo composto de açúcares simples como a frutose e sacarose que, quando absorvidos, repõe energia e revitaliza o corpo instantaneamente. Sapoti é famoso também por ser uma fonte vital de vitaminas, minerais, taninos e antioxidantes benéficos.

Benefícios do Sapoti

Sapoti – Previne Osteoporose e Pedra nos Rins

1 – Melhora a visão

Por ser rico em vitamina A, um nutriente com poderosa ação antioxidante, o sapoti pode fazer bem à saúde dos olhos. Além de nutri-los, as propriedades desta fruta ainda podem proteger a retina de diversos tipos de danos, principalmente aqueles causados pelos radicais livres, prevenindo a degeneração macular, catarata e cegueira noturna, mais comum em pessoas idosas e que podem levar à perda da visão.

2 – Aumenta a imunidade

Excelente fonte de vitamina C, contendo em sua composição o equivalente a 24,5 mg da dosagem diária recomendada do nutriente, o sapoti fortalece o nosso sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo contra diversos tipos de doenças.

3 – Melhora a digestão

Sua ingestão regular pode potencializar o funcionamento do sistema digestivo e, com isso, melhorar a digestão por causa da presença das fibras.

4 – Previne o câncer

O sapoti tem alto teor de vitaminas A e C, que são boas fontes de propriedades antioxidantes. Portanto, ao incluir a fruta na rotina alimentar, é possível proteger as células dos danos causados pelos radicais livres, prevenindo o desenvolvimento de vários tipos de cânceres.

5 – Fortalece os ossos

Por ser rico em minerais como fósforo, cálcio e ferro, o sapoti também pode ser consumido mais frequentemente na rotina alimentar para fortalecer e aumentar a resistência dos ossos, evitando fraturas e doenças como a osteoporose.

6 – Combate o envelhecimento precoce

Os antioxidantes presentes na composição do sapoti são capazes de combater o envelhecimento precoce da pele, por atuarem na eliminação dos radicais livres, principais causadores do problema

7 – Previne a anemia

O sapoti é uma fruta rica em nutrientes como o fósforo, ferro e ácido fólico, que são essenciais para promover uma maior produção de novas células do sangue. Portanto, ao incluí-la na dieta, é possível combater a ocorrência da anemia.

8 – Melhora a saúde mental

Por causa das suas propriedades sedativas, o sapoti também pode ser consumido para acalmar o nosso sistema nervoso e aliviar os sintomas do estresse.

9 – Ajuda a emagrecer

Comer sapoti pode ajudar a regular a secreção de enzimas gástricas e, com isso, regular o nosso metabolismo.

10 – Fornece energia ao corpo

Por conter boas doses de glicose, consumir o fruto também pode ser ideal para aumentar a disposição e energia do corpo para as tarefas da rotina diária.

11 – Protege os rins

As sementes do sapoti também podem ser aproveitadas para consumo, sendo utilizadas principalmente pelos seus benefícios diuréticos ao corpo. Assim, ao consumi-las, se pode ajudar a prevenir a ocorrência de doenças renais, além de evitar a formação das pedras nos rins.