Sabão Líquido ou em Pó – Veja as diferenças

Sabão Líquido ou em Pó – Veja as diferenças

Apesar de ser um produto relativamente tradicional nas prateleiras dos supermercados em outros países, o sabão líquido para lavar roupas apenas começou a se tornar comum no mercado brasileiro nos últimos dez anos. Até então, as donas de casa somente podiam comprar o sabão em pó tradicional.

Prós e contras do uso do sabão em pó e do sabão líquido

Sabão Líquido ou em Pó – Veja as diferenças

Custo/benefício

Existe uma variedade maior de tipos e marcas de sabão em pó. Como a competitividade é maior, é possível encontrar uma grande variedade de preços e, portanto, paga-se menos por uma caixa de 1 quilo de sabão em pó do que por um frasco de um litro de sabão líquido. Futuramente, com a popularização da versão líquida, é provável que o produto caia um pouco de preço e se iguale ao custo do sabão em pó. Apesar de uma caixa de sabão em pó normal conter uma quantidade maior do produto, foi constatado que o sabão líquido normalmente rende mais, já que a quantidade necessária para cada lavagem é menor e seu aproveitamento é superior.

Facilidade de dissolução

O sabão em pó nem sempre dissolve bem dentro da máquina de lavar. Mais comumente do que o desejado e é possível perceber, especialmente em lavagens rápidas e usando água fria, que as roupas saem da máquina com marcas brancas causadas por sabão em pó que não foi diluído por completo.

Concentração do ativo limpante

Artigos publicados na internet também garantem que o sabão líquido, por conter água em sua composição, tem menos capacidade de limpar profundamente, principalmente as manchas. Em contrapartida, por possuírem uma composição mais leve, o sabão líquido não retira tanta cor dos tecidos coloridos como o sabão em pó.

Perfume

Muitas donas de casa garantem que o perfume deixado pelo sabão líquido é mais duradouro e acentuado que o do sabão em pó comum.