3 repelentes naturais de insetos domésticos

3 repelentes naturais de insetos domésticos

Existem soluções simples, utilizando produtos que temos em casa, que podem ser a solução dos nossos problemas com insetos. Algumas combinações são bons repelentes naturais.

3 repelentes naturais contra insetos

1. Produto de limpeza repelente

O vinagre é eficaz para afastar pernilongos, moscas e mosquitos. O aroma ácido irrita bastante estes insetos e os mantêm longe de casa por até dois dias. O ingrediente, além de matar bactérias, fungos e germes, não tem contraindicação.

Preparo e aplicação: acrescentar 2 copos de vinagre de álcool branco em um balde de água limpa. Umedecer o pano de chão e passar por todo o piso. Para complementar, misturar água com vinagre — utilizando a mesma medida de cada neste caso — e borrifar no ar uma ou duas vezes ao dia.

Em bancadas e pias, passar o vinagre diretamente com um pano. Já em áreas externas, aplicar no chão, espalhando com o auxílio de uma vassoura e deixando agir por pelo menos 5 minutos antes de enxugar. Outra opção é colocar um pequeno recipiente com vinagre puro dentro do quarto durante a noite.

3 repelentes naturais de insetos domésticos

 

2. Repelente potente para fazer trilhas

A eficácia do vinagre pode ser potencializada se combinada com ervas que também possuem componentes repelentes. Esta solução é potente para ser utilizada em locais que tenham grande quantidade de mosquitos, moscas e pernilongos, como em matas. A sua utilização só não é indicada para gestantes, bebês e crianças.

Preparo e aplicação: em um recipiente com fechamento hermético, colocar 750 ml de vinagre de maçã natural e acrescentar duas colheres de sopa de cada uma das seguintes ervas secas: menta, tomilho, sálvia, alecrim e alfazema. Selar o recipiente e deixar descansar por duas semanas, agitando a solução diariamente. Após este período, coar as ervas e armazenar o líquido na geladeira.

Quando precisar utilizar, misturar a solução em água filtrada, em quantidades iguais, e borrifar na pele a cada 4 horas. A mistura possui cheiro bem forte enquanto está molhada. Mas uma vez que esteja seca no corpo o aroma desaparece.

Veja também:

Repelente natural – Febre Amarela, zika, dengue e chikungunya

3. Repelente com extratos de plantas

Para combater baratas vamos utilizar extratos de plantas que possuem compostos químicos capazes de impedi-las de se alimentar e acabam matando ou afastando-as do ambiente interno. Funciona como um inseticida, porém sem os produtos tóxicos que podem prejudicar a saúde de pessoas e animais de estimação que vivem no lar.

Preparo e aplicação: caso não encontrar louro, eucalipto, mamona e jambolão em pó, pegar folhas dessas plantas e deixar descansar na sombra até secar. Em seguida, triturar até virar pó. Colocar, então, 100 gramas do pó em 900 ml de água e deixar descansar por dois dias.

Com um filtro de papel, coar o pó e aplicar em locais fechados em que as baratas costumam frequentar, como armários, frestas das portas e bordas de ralos. Para aumentar a eficácia utilizando, também, a solução líquida pulverizada ou com chumaços de algodão embebidos e espalhados pela casa.