Queimaduras de Sol – 4 tratamentos Naturais

Queimaduras de Sol – 4 tratamentos Naturais

A exposição solar prolongada pode provocar queimaduras de diversos graus, causando vermelhidão, queimação e incômodo. Existem formas naturais para ajudar as queimaduras a cicatrizar mais rapidamente, reduzindo a dor e aumentando o conforto.

O tratamento para queimadura de sol com bolhas deve ser orientado pelo médico, mas enquanto se espera pela consulta pode-se molhar uma gaze em água fria e deixar sobre a pele, trocando sempre que ela esfriar.

4 dicas para tratar naturalmente as queimaduras de sol

Queimaduras de Sol – 4 tratamentos Naturais

  1. Compressas de camomila

A camomila tem propriedades calmantes e cicatrizantes que diminuem o desconforto causado pelas queimaduras. Assim, para usar a camomila, deve-se fazer um chá e deixar na geladeira até gelar e depois molhar uma gaze, um pedaço de algodão ou um pano limpo. No fim, devem-se aplicar as gazes sobre a pele queimada pelo sol, deixando-a atuar por 7 a 10 minutos, várias vezes ao dia.

  1. Banho somente com água

O sabão e o sabonete agridem a pele, favorecendo o ressecamento e, por isso, em caso de queimadura de sol, o mais indicado é tomar banho somente com água, sem esfregar a pele. Se a pele estiver muito quente, não se deve tomar banho com uma água muito fria. Na hora de secar, não se recomenda usar toalha, deixando secar ao ar livre.

  1. Hidratar a pele

Hidratar a pele após o banho e várias vezes ao dia é muito importante. Aplicar creme hidratante à base de plantas medicinais, em toda a área queimada pelo sol. Dessa forma o risco da pele descascar é menor e a dor também. Para hidratar a pele de dentro para fora, deve-se beber, pelo menos, 1 litro de água ou sucos de frutas por dia. O suco de abacaxi, melancia e de cenoura com laranja são ótimas opções, por serem ricos em antioxidantes.

  1. Alimentos que podem ajudar

Alimentos que contenham ácido alfa-lipóico diminuem a vermelhidão e devem ser consumidos por quem teve uma queimadura de sol. Alguns exemplos são arroz integral, aveia, quinoa e amaranto. Os óleos vegetais também são boas fontes e podem ser utilizados para cozinhar os alimentos e temperar saladas.