Quedas na terceira idade – Como evitar

Quedas na terceira idade – Como evitar

O risco de quedas na terceira idade é uma das preocupações que precisamos ter. Por causa das mudanças na estrutura corporal ocorridas no processo de envelhecimento, há uma redução da nossa estabilidade e equilíbrio, o que acaba favorecendo esse tipo de acontecimento. Diminuições de massa muscular, alterações sensoriais e cognitivas, na postura e na visão, são alguns dos motivos desta desestabilidade.

De acordo com especialistas, é preciso cuidado redobrado para evitar essas quedas na terceira idade, pois nessa fase da vida nossos corpos tem uma maior fragilidade, levando em conta também a dificuldade de cicatrização óssea.

Em decorrência de internações ou imobilizações por algum tempo, pode ocasionar um enfraquecimento físico que leve a ocorrência de quedas. Diversos motivos podem nos levar a redução da nossa mobilidade e/ou funcionalidade, o que nos faz perder a autoconfiança, levando-nos a um aumento de chances de novas quedas, diminuindo assim nossa qualidade de vida.

A importância dos exercícios físicos

Por causa dessas mudanças que acontecem em nossos corpos, é muito importante que tomemos algumas precauções, além de adotar exercícios físicos específicos no sentido de aperfeiçoar nosso desempenho nos deslocamentos, mantendo um bom tempo de reação, evitando assim as temidas quedas. Ganho de força e resistência, treinos de marcha e equilíbrio, focando no tronco e nos membros inferiores são os mais importantes.

Cuidados especiais para evitar quedas

Algumas pequenas precauções podem ser tomadas para que o risco deste tipo de evento diminua. As estatísticas indicam que as quedas acontecem a maior parte das vezes dentro de casa ou em outros ambientes onde já estamos acostumados a frequentar e por isso ficamos menos atentos.

Retirar tapetes escorregadios, diminuir a quantidade de móveis e outros obstáculos nos locais de passagem e substituir pisos deslizantes são algumas ações importantes na prevenção. Além disso, é preciso ter uma atenção especial para com o tipo de calçados que usamos, preferindo aqueles com solado antiderrapante.

Melhorar a iluminação e instalar barras de apoio nos banheiros e escadas, são providências  importantes porque irão nos dar mais segurança e diminuir a possibilidade de acontecer algum acidente que traga maiores consequências.