Quem se chega à terceira idade, logo se percebe que o corpo não é mais o mesmo: não há como evitar debilidades funcionais causadas pelo tempo. Dificuldades relacionadas à visão e audição são alguns dos problemas mais recorrentes. Mas a ocorrência dessas disfunções não implica necessariamente um processo de envelhecimento infeliz. É possível adaptar-se ao novo estilo de vida, alcançando a qualidade de vida na terceira idade em todos os aspectos da existência humana: espiritual, físico, social e psíquico.
5 dicas para maior qualidade de vida na terceira idade
-
Pratique exercícios físicos regularmente
Praticar exercícios físicos regularmente contribui em diversos fatores na vida do idoso. Da prevenção de doenças como hipertensão e osteoporose à melhora no humor e na autoconfiança, o esporte se relaciona diretamente à qualidade de vida na terceira idade. Alguns exercícios são aconselhados, como natação, hidroginástica, dança de salão, ciclismo e caminhada. Nada impede, no entanto, que você busque esportes radicais. Com algumas adaptações, são poucas as restrições. A orientação médica é aconselhada.
-
Mantenha-se ocupado
Um dos grandes problemas que é responsável pelo aumento dos casos de depressão na terceira idade, está relacionado ao ócio. Antes com uma rotina agitada e atribulada, que incluía trabalho, estudo e família, agora o idoso tem muito tempo livre e menos preocupações. Procurar diferentes ocupações é fundamental para sentir-se útil e dar sentido à vida. Pode ser ensinando o que você aprendeu ao longo da vida, praticando algum esporte, descobrindo novas opções de lazer ou mesmo contribuindo para a sociedade, em projetos que ajudam as pessoas mais necessitadas.
-
Participe de atividades sociais
Os bingos são famosos na terceira idade, não em virtude da premiação ou do jogo em si, mas da convivência social obtida com a prática. Para maior qualidade de vida na terceira idade, não hesite em procurar atividades sociais que estimulem a convivência, pois, além de minimizar uma possível solidão, aumenta sua disposição e bem-estar social.
Veja também:
Para ter qualidade de vida basta uma coisa
-
Atenção à alimentação
Ter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, sem abusar de alimentos hipercalóricos, é fundamental para controlar o peso e evitar a obesidade, que é elemento de risco para uma série de doenças. Para aumentar a qualidade de vida na terceira idade, prefira frutas e vegetais.
-
Conviva mais com a família
Conviver com os netos é uma das atividades preferidas dos idosos, pelo contato com a juventude e pela oportunidade de poder ensinar algo do que a vida ensinou.