Qual é a melhor posição para dormir?

Qual é a melhor posição para dormir?

Hábitos saudáveis que resultam em um sono de qualidade podem ser centrais no que diz respeito a nossa qualidade de vida. Além de dormir o tempo necessário para que nosso organismo descanse completamente e esteja pronto para o próximo dia, precisamos atentar para as condições do ambiente, dos acessórios que utilizamos e a posição em que dormimos.

Problemas como diabetes, hipertensão, dificuldades com a memória e obesidade, podem ser evitados se observarmos os detalhes que cercam nosso sono.

Vale a pena nos esforçarmos para modificar algum hábito que esteja prejudicando a qualidade de nossas noites de sono, pois dormir de forma inadequada pode nos render dores no corpo e a sensação de cansaço.

Dormir de barriga pra cima

Esta posição não é a mais indicada para que tenhamos uma boa qualidade de sono. Apesar da sensação de relaxamento que ela nos proporciona, temos algumas desvantagens. Em primeiro lugar, a coluna fica curvada quando nos deitamos assim. Por isso podem aumentar as dores nas costas e demais músculos comprometidos. Em segundo lugar, dormir de barriga pra cima faz com que nossa língua se aloje na parte de trás da boca, atrapalhando a respiração e facilitando a ocorrência de roncos e apneia, que é a súbita interrupção da respiração por breve período.

Caso queiramos persistir no sono nesta posição, devemos usar um travesseiro bem baixo para a cabeça e outro médio, embaixo dos joelhos, para que nossas pernas fiquem menos estendidas, evitando tensões na lombar e nas coxas.

Dormir de bruços

Esta é a pior posição para dormir. Além das mesmas desvantagens de dormir de barriga pra cima, existe o agravante do pescoço ficar tensionado a noite toda para que possamos respirar. Esse esforço pode provocar bursites, lombalgias, tendinites, dores nos ombros e nas costas. Ainda podem ocorrer problemas na arcada dentária, visto que nesta posição a face sofre constante pressão, o que pode acarretar em dentes tortos e dores no maxilar.

Dormir de lado

Esta é a posição mais recomendada para que tenhamos um sono de qualidade. Precisamos apenas de um pouco de atenção para o tipo de travesseiro. O ideal é que ele tenha altura suficiente para preencher o espaço entre a cama e nossa cabeça, de maneira que forme um ângulo de 90 graus, ou seja, sem deixar a cabeça muito levantada, nem muito caída.

A coluna fica bem alinhada e se colocarmos um travesseiro pequeno entre as pernas, melhor ainda.

Um pouco de atenção aos braços é interessante, pois se eles ficarem pra cima, por exemplo, pode trazer dores. Essa tendência pode ser corrigida com o ajuste no tamanho do travesseiro.

Existem estudos que afirmam ainda que esta posição trás outros benefícios como saúde para o coração, sistema linfático e alívio para a acidez estomacal.