Pulseira do Equilíbrio – Verdade ou mentira?

Teoricamente, assim como em outras terapias alternativas, como a homeopatia, por exemplo: tratando a força vital que, supostamente, toda pessoa teria. A pulseira seria capaz de aumentar essa energia graças a hologramas cujos átomos vibrariam na mesma frequência que a do corpo humano. “Determinados desenhos geométricos, como os do holograma, têm arranjos que podem ser benéficos. É o que chamamos de geometria sagrada”, diz o engenheiro e terapeuta holístico Newton Burmeister. A pulseira ficou famosa entre personalidades como Cristiano Ronaldo, Rubens Barrichello e Robert De Niro. O acessório ainda não ganhou o apoio da comunidade científica. A Universidade Politécnica de Madri testou 79 voluntários com pulseiras em provas de equilíbrio. Metade tinha os hologramas e metade não tinha nada. Os resultados não mostraram qualquer efeito (nem mesmo placebo) sobre as pessoas testadas.

“Produto milagroso” como tantos outros

Pulseira do Equilíbrio – Verdade ou mentira?

A publicidade destas pulseiras faz afirmações corretas com outras sem fundamento. O corpo humano corresponde a um conjunto complexo de processos eletroquímicos gerador de energia, mas não existe evidência científica de que as pulseiras melhorem “as funções metabólicas celulares” ou sejam “estimuladores naturais de energia”.

Isso tudo caracteriza um “produto milagroso”, que promete (mas não prova) efeitos benéficos na saúde. Mas, na maioria dos casos, limita-se a promessas sobre efeitos subjetivos, como a força, resistência, elasticidade, equilíbrio, energia, vigor ou humor.

Superpoderes da Pulseira só na publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou uma notificação às empresas que vendem o produto, proibindo menções às supostas qualidades terapêuticas.

De acordo a agência, por não ser um produto registrado, ele não pode ser vendido com a proposta de melhorar a saúde. Porém, se fizermos uma rápida pesquisa na Internet, encontraremos páginas de revendedores que prometem efeitos como melhoria de equilíbrio, o aumento da força, uma maior amplitude de movimentos e um bem-estar geral.

Mesmo sem respaldo científico, muitos afirmam se beneficiar do equipamento.