Protusão Discal – Causas, sintomas e tratamento

A Protrusão Discal (protrusão discal) causa dor nas costas, formigamento e, às vezes, fraqueza. Constitui-se em uma protuberância, uma saliência, que acontece no disco quando o núcleo permanece envolto pelo anel fibroso.

Causas da protusão discal

A protrusão discal (protusão) está associada à degeneração do disco e esta numa fase mais avançada que o abaulamento discal. Porém mais amena comparando-se com a hérnia de disco.

A protrusão (protusão) discal ocorre devido ao processo de envelhecimento e degeneração de alguns discos. Da mesma maneira que ocorre no abaulamento.

A degeneração, presente na protrusão (protusão) discal, pode ocorrer devido a:

Protusão Discal – Causas, sintomas e tratamento

– Movimentos repetitivos;

– Envelhecimento;

–  Uso incorreto da coluna;

– Sobrecarga na coluna;

– Devido algum acidente.

Muitas protrusões acontecem devido a diminuição do espaço entre as vértebras, que comprime o disco, causando um achatamento.

Tratamento errado 

Algumas pessoas, sentindo dor na coluna, se automedicam, usando anti-inflamatórios. Sentem algum alívio das dores, porém estão mascarando a protrusão (protusão) que tende a aumentar.

E, o que é pior, com sua dor mascarada pelo medicamento, estas pessoas continuam na pratica das atividades desencadeadoras da protrusão discal (protusão).

Como por exemplo, a prática de exercícios físicos muito intensos sem orientação profissional. Isto irá aumentar o tamanho da protrusão (protusão), podendo chegar a uma hérnia de disco.

As dores da protusão discal

Muitos pacientes, durante a consulta, relatam ter dúvida quanto ao motivo de sentir dor nas costas ou dor no nervo ciático, fraqueza em perna ou braço, formigamento em membro inferior ou superior.  Muitos não conseguem entender quando lhes é dito que a perna ou braço está bom. Pois tem o sintoma aí. A causa não está na perna ou braço, mas sim na protrusão (protusão) de disco, que fica na coluna vertebral.

Dependendo do local que uma pessoa possua uma protrusão (protusão) discal (hérnia de disco), sentirá dor e formigamento em determinado local, de acordo com o mapa. Então, por exemplo, uma protrusão (protusão) discal na altura de C7 lateral à esquerda, causará dor e, até,  parestesia (formigamento) pelo membro superior, podendo chegar próximo aos dedos “indicador” e “médio” da mão esquerda.

Sintomas da protusão

A protrusão (protusão) do disco comprime as raízes dos nervos mais próximos ou até mesmo a medula. Ocasionando uma compressão nestas estruturas, gerando dor e/ou parestesia (formigamento).

Em alguns casos a compressão causada pela protrusão (protusão) poderá resultar em diminuição de força muscular em braços ou pernas.

Quando a protrusão (protusão) estiver na região lombar causará os sintomas de dor, parestesia, fraqueza muscular na região lombar. Podendo alcançar também uma das pernas.

A protrusão (protusão) na região cervical, causará os sintomas de dor, parestesia, fraqueza muscular na região próxima a nuca. O que poderá também afetar um dos braços.

Em suma, a intensidade e tipo de sintomas experienciados, dependerá de qual nervo está sendo pinçado pela protrusão (protusão).