A próstata tem estado em evidência, devido ao alto índice de incidência de problemas que tem acontecido nesta área do corpo. Ainda bem que a medicina tem avançado bastante e os tratamentos tem se especializado em combater problemas nesta importante glândula.
Remédios caseiros para Próstata
-
Extrato de Saw palmetto
Esta planta medicinal possui propriedades antiestrogênicas que ajudam a combater a hiperplasia benigna, que é uma das causas de próstata aumentada.
Ingredientes
- 1 colher de chá do estrato em pó de saw palmetto;
- ½ de água, com cerca de 125 ml.
Modo de preparo
Para preparar este remédio natural é necessário colocar 1 colher de chá do pó de saw palmetto num copo de água, dissolver e tomar 2 vezes ao dia.
-
Suco de tomate
Além de vitamina C, ácido fólico, ferro e outros minerais, o suco de tomate é um composto vegetal bastante rico em licopeno que ajuda a combater a inflamação da próstata, tornando o tomate um alimento funcional.
Ingredientes
- 5 tomates maduros;
- 250 ml de água.
Modo de preparo
Deve-se passar os tomates pela centrífuga ou bater no liquidificador com cerca de 250 ml de água e tomar 1 copo por dia.
-
Cápsulas de Urtiga
Veja também:
Câncer de Próstata: Tudo que preciso saber
A urtiga é uma planta para usar contra a glândula aumentada, pois contém substâncias que diminuem as enzimas responsáveis pela inflamação da glândula, regulando os níveis de testosterona. A urtiga diminui o tamanho da próstata e alivia os sintomas mais frequentes, especialmente a dificuldade para urinar.
Ingredientes
- Cápsulas de raiz de urtiga.
Como tomar
Para tratar a inflamação indica-se a ingestão de 120 mg de cápsulas de raiz de urtiga, 3 vezes ao dia, após as refeições, por exemplo.
-
Sementes de abóbora
A semente de abóbora é um dos remédios caseiros mais populares para tratar problemas da próstata, por conter substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que, além de tratar a inflamação da glândula também previne o surgimento de câncer.
Para obter estes benefícios deve-se comer um punhado de sementes todos os dias, com o café da manhã, por exemplo, ou usar o óleo de semente de abóbora no preparo de pratos.