Principais doenças da terceira idade

Principais doenças da terceira idade

Embora tenhamos os benefícios dos avanços da medicina a nosso favor, existem algumas enfermidades que acabam sendo muito comuns na terceira idade. Nosso organismo já sente as consequências dos anos que se acumulam, refletindo de forma significativa sobre a nossa qualidade de vida, bem como sobre a maneira de como iremos nos relacionar com o mundo e as pessoas.

O conhecimento pode ser a cura

A possibilidade de termos que enfrentar circunstâncias adversas não pode ser mudada. Cabe a nós continuarmos atentos aos detalhes importantes da nossa alimentação, tipos de atividades físicas, convívio social ativo, entre outras coisas que podemos fazer para evitar e/ou amenizar alguma dificuldade que porventura nos acometa. Um importante aliado neste momento é a informação.

Conhecer as causas e sintomas das doenças, bem como a forma como elas desencadeiam nos nossos organismos pode ser determinante no sucesso ou fracasso que teremos ao enfrenta-la.

As doenças mais comuns na terceira idade

 Mal de Parkinson

Doença degenerativa, é percebida através de sintomas como tremores, lentidão e enrijecimento das articulações e músculos.

Mal de Alzheimer

A enfermidade ataca e mata neurônios de maneira gradual e progressiva. É percebida pelos esquecimentos que começam a ser frequentes e nas coisas do dia a dia.

AVC

Acidentes vasculares cerebrais são causados pela interrupção do transporte de oxigênio para as células. Muitas vezes os sinais não são tão evidentes, o que acaba dificultando sua prevenção.

Diabetes

É caracterizada por alto teor de açúcar no sangue, que acaba ocasionando problemas de diversas ordens. É de suma importância que se faça o controle através de medicamentos.

Hipertensão arterial

É o esforço excessivo que o coração faz para bombear o sangue para as artérias.

Osteoporose

Doença do enfraquecimento dos ossos, tornando-os frágeis e quebradiços.

Câncer de próstata

Muito comum na terceira idade, pode ser tratado se detectado precocemente através do exame de toque, que é indicado após os 40 anos.

Câncer de mama

Acomete principalmente mulheres, tem sua prevenção ligada ao exame de detecção de nódulos e caroços nos seios.