Como prevenir a DMRI – Principal causa de cegueira na terceira idade

Alergias na terceira idade – Veja as principais

A maior causa da perda de visão em pessoas acima de 60 anos é a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), doença degenerativa da retina que causa a perda progressiva da visão central. No Brasil, calcula-se que cerca de três milhões de pessoas sejam portadoras de DMRI. Apesar de causar danos irreversíveis, a doença pode ter  seus efeitos controlados se for detectada precocemente.

De início, as pessoas que têm DMRI notam a visão embaçada, principalmente quando leem. “As linhas podem aparecer distorcidas ou deformadas. Com o avanço da doença, pontos cegos começam a se formarem no campo central da visão. Na maioria dos casos, se um olho possui DMRI, o outro também irá desenvolver”, destaca um oftalmologista.

A doença pode ocorrer de duas formas: degeneração macular seca ou úmida. A deterioração seca é a mais comum entre os idosos, causa uma atrofia da mácula e é geralmente mais lenta. Já a DMRI úmida apresenta vasos anormais na região, causando hemorragias, fluido e presença de proteínas na mácula, formando ainda cicatrizes que causam uma mancha irreversível que impede o campo visual central.

Como Prevenir e Tratar a DMRI

A prevenção e o tratamento da degeneração macular são feitos por meio de vitaminas, que diminuem a chance da progressão da DMRI, antioxidantes, além do uso de óculos com proteção UVA e UVB. O consumo de peixe, que possui ômega 3, também pode retardar o crescimento da doença.

Uma alimentação rica em vegetais verdes e coloridos também reduz a possibilidade do idoso em desenvolver a degeneração da mácula, já que estes alimentos têm luteína e zeaxantina, carotenoides que ajudam na proteção. Entretanto, a adoção de uma dieta sem o acompanhamento de um especialista, assim como a automedicação, pode trazer sérios problemas de saúde.

Recomenda-se que pessoas com mais de 40 anos consultem um médico oftalmologista anualmente como prevenção da doença. Além disso, os pacientes portadores da DMRI devem acompanhar sua visão com a Tela de Amsler uma vez por semana. É importante que o indivíduo siga rigorosamente as recomendações do médico.