Pressão alta – 5 dicas para evitar esse mal

Pressão alta – 5 dicas para evitar esse mal

A hipertensão é uma doença que atinge homens e mulheres, adultos e crianças. De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada quatro pessoas no Brasil é hipertensa. Ou, como é popularmente conhecido, tem pressão alta. Além disso, ela costuma ser assintomática. Ou seja, não apresenta sintomas tão aparentes.

Assim, a única forma de saber se tem pressão alta é medindo. A Sociedade Brasileira de Hipertensão orienta fazer a medição pelo menos uma vez por ano. Isso pode ser feito por um profissional de saúde ou algum membro da família, em casa. A leitura da pressão tem duas medidas: a sistólica e a diastólica. Assim, a hipertensão ocorre quando esses indicadores estão maiores ou iguais a 14 por 9.

Contudo, apresentar pressão alta em um determinado momento não significa ser hipertenso. Isso acontece porque a pressão arterial pode variar ao longo do dia devido a diversos fatores. Entre eles, a própria ansiedade e o estresse a que uma consulta médica pode levar o paciente. Assim, após a confirmação, novos exames costumam ser solicitados para confirmar o quadro.

Dicas para evitar a pressão alta

Pressão alta – 5 dicas para evitar esse mal

Evitar cafeína

Reduzir ou até mesmo abandonar o consumo de bebidas como café, chás e refrigerantes de cola.

Reduzir o estresse

Aprender a administrar o estresse com terapias de relaxamento (ioga, meditação, etc) ou atividades lúdicas (artesanato, culinária, dança).

Parar de fumar

Fazer um esforço para reduzir ou mesmo parar totalmente de fumar.

Bebidas alcoólicas

Diminuir ou se possível cortar o consumo de bebidas alcoólicas.

Excesso de sal

Reduzir o consumo diário adotando medidas simples, como não adicionar sal na comida pronta. E reduzir a ingestão de alimentos como bacon, queijos, presunto, picles, azeitona, etc. Além disso, ler os rótulos de alimentos para identificar a quantidade de sódio. Substituir o sal na comida por temperos.