Potássio – 10 alimentos com mais potássio que a banana

Potássio – 10 alimentos com mais potássio que a banana

O potássio é um mineral que ajuda na regulagem dos fluidos do corpo, prevenindo cãibras e garantindo bom funcionamento dos músculos. Há muitos alimentos que têm potássio.

Alimentos com mais potássio do que a banana

Potássio – 10 alimentos com mais potássio que a banana

1. Beterraba 

A beterraba tem 350 mg de potássio em 100 gramas, praticamente a mesma quantidade da banana. Porém, ela é mais densa, ou seja, precisamos comer menos beterraba para obter a mesma quantia do nutriente. Apesar de não ser um prato encontrado com tanta facilidade no Brasil, também é possível comer  suas delicadas folhas, que também contém potássio.

2. Batata doce 

Contém 337 mg de potássio a cada 100 gramas. Querida dos fanáticos por malhação, ela é nutritiva, versátil e pode ser facilmente encontrada o ano todo. Também tem muitas fibras, baixo índice calórico e antioxidantes poderosos, como o betacaroteno e a vitamina A.

 3. Molho de tomate

O mais tradicional dos molhos contém 331 mg de potássio a cada 100 gramas. Melhor ainda se for feito em casa, sem adição de conservantes. Outra vantagem é sua alta concentração de licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que atua nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres.

4. Espinafre

Famoso por sua alta concentração de ferro, o espinafre traz 560 mg de potássio a cada 100 gramas de folhas. Versátil, pode ser consumido de várias maneiras, cru na salada ou refogado em outros pratos, além de fazer parte de sucos verdes e vitaminas. Também é rico em fibras e proteínas. 

5. Aveia

Louvado por suas qualidades nutritivas, este cereal tem 430 mg de potássio a cada 100 gramas de produto. Fácil de consumir, a aveia pode cair bem (ou passar despercebida) em diversos pratos, como frutas, sucos, iogurtes, sopas e até em saladas. 

6. Abacate

Este fruto traz 500 mg de potássio a cada 100 gramas (o equivalente a um quarto de uma unidade grande). O abacate também traz grande quantidade de proteínas, funcionando como curinga em dietas vegetarianas, já que pode ser consumido com pratos doces ou salgados.

7. Uva passa

Este tradicional fruto seco tem 750 mg de potássio a cada 100 gramas, sendo um alimento campeão na presença do nutriente.

8. Amêndoa

As amêndoas trazem 730 mg do nutriente em 100 gramas. Mas também são um petisco calórico, que pode não ser ideal para quem está tentando controlar a ingestão de calorias. Um punhado (pequeno) é suficiente para aproveitar seus benefícios.

9. Couve manteiga

As folhas verdes escuras costumam ter bastante potássio, e a couve não é diferente: são 403 mg a cada 100 gramas. As folhas de couve também são ricas em cálcio e outros minerais importantes para os músculos. Pode consumir à vontade.

10. Água de coco

A água de coco é um excelente jeito de repor o mineral, já que há 250 mg de potássio em 100 ml do líquido – e apenas 19 calorias.

Outros alimentos ricos em potássio

  • Melancia
  • Castanha-do-Pará
  • Feijão preto
  • Feijão branco
  • Acelga
  • Abóbora
  • Batata