Por que se vive tanto nas Ilhas de Okinawa?

Por que se vive tanto nas Ilhas de Okinawa?

No planeta terra não existe um lugar com um percentual maior de pessoas com mais de 100 anos que em Okinawa.

Com um conjunto de 169 ilhas, é a província que fica mais ao sul do Japão, formando o arquipélago de Ryukyu. Compõe uma cadeia de ilhas com cerca de 1000 km de comprimento que vai de Ryukyu até Taiwan.

Okinawa é objeto de estudo de cientistas à bastante tempo, buscando mapear o estilo de vida e demais fatores que os leva a viver tanto, com qualidade de vida.

 Vejamos alguns segredos dos okinawanos

1 – Os idosos em Okinawa fazem exercícios físicos e mentais frequentemente.

2 – Sua alimentação é pobre em sal, rica em frutas e vegetais, e contêm muita fibra e antioxidantes

3 – Consomem mais soja (60-120 gramas por dia) do que qualquer outro povo na Terra, mas não é soja transgênica como no Brasil e EUA.

4 – Okinawanos não comem muito. Eles têm uma prática chamada hara hachi bu, o que significa “comer até estar 80% satisfeito“.

5 – Eles não sofrem de demência senil ou não com frequência. Por ter uma dieta rica em vitamina E, que ajuda a manter o a vitalidade do cérebro.

6 – Okinawanos idosos são respeitados e mantidos como parte integrante nas comunidades em geral

Outros hábitos interessantes em Okinawa

Jardim em casa

Em Okinawa há sempre jardins nas casas. Segundo Greg Plotnikoff, pesquisador tradicional de medicina na Universidade de Minnesota, os chamou de “armários de medicina preventiva.” Ervas, especiarias, frutas e legumes, como rabanetes chinês, alho, repolho, cebolinha, açafrão, gengibre, artemísia e tomate, ele disse, “contêm compostos que podem bloquear cânceres antes de começar.”

Mantém o MOAI

MOAI é uma “Reunião para um propósito comum” em japonês. Moais são grupos de ajuda social, que começou em Okinawa, no Japão. As crianças pequenas são iniciadas nesses pequenos grupos com outras crianças onde compartilham interesses ou circunstâncias comuns da vida. O moai permanece unido por toda vida dos seus membros. Os membros fazem várias atividades juntos, compartilhando coisas boas e ruins. Os membros do Moai prestam de forma recíproca apoio ao longo da vida. Estas redes de segurança dão inclusive apoio financeiro e emocional em momentos de necessidade, assim diminuem consideravelmente o nível de stress e ansiedade de seus membros, pois sabem que sempre haverá um grupo olhando para eles em momentos difíceis.

Aproveitam o sol

A vitamina D que o nosso corpo produz quando é exposto à luz solar, promove ossos mais fortes e órgãos saudáveis. Passar um tempo fora de casa a cada dia permite que  os  okinawanos idosos tenham ótimo níveis de vitamina D.

Mantém uma atitude positiva 

Talvez por terem passado por situações difíceis no passado, os moradores de Okinawa mantém uma atitude positiva para com a vida, mantendo a simpatia mesmo diante de privações.