Por que os cabelos ficam brancos?

Por que os cabelos ficam brancos?

Durante o envelhecimento os nossos corpos sofrem diversas transformações. Surgem rugas e linhas de expressão, por exemplo, está diretamente relacionado com a perda de colágeno que vai acontecendo com o passar do tempo. Perto dos 30 anos, as primeiras fibras de colágeno e elastina começa a enfraquecer, causando a flacidez e diminuindo a elasticidade. Outra mudança clássica que acontece é o aparecimento de cabelos brancos..

Cabelos brancos

O nosso corpo produz uma substância que trás coloração à pele, unhas, olhos, pelos e cabelos. A melanina.

Com o passar dos anos, a produção da melanina começa a diminuir. Ela é produzida por células chamadas melanócitos, que vão enfraquecendo e produzindo cada vez menos. Por essa causa, com o passar do tempo começam a aparecer os fios brancos, podendo chegar a branquear a cabeça toda. Além disso, fatores genéticos também podem influenciar, causando muitas vezes a ocorrência dos grisalhos precocemente.

Normalmente os fios dos cabelos começam a ficar brancos por volta dos 40 anos nas populações ocidentais. Já nos negros e orientais isso ocorre após 60.

Não existe como evitar o processo de embranquecimento dos cabelos, por se tratar de um processo natural do organismo.

Não é saudável a retirada dos fios brancos, pois isso pode causar uma calvície de tração, fazendo com que o fio não volte mais a crescer.

Outras causas dos cabelos brancos

Existem outros fatores que causam o embranquecimento dos cabelos de forma precoce. O estresse é um dos fatores que levam a isso. Os picos de nervosismo faz com que algumas sustâncias sejam liberadas, o que causa alteração no comportamento celular. Diminuindo a produção da melanina.

Uma coisa é certa: enquanto muita gente tenta evitar o aparecimento dos fios de cabelo branco, outras pessoas acabam por se beneficiar deles, transformando-os em um elemento a mais para o charme pessoal.