10 pontos importantes em uma casa para a terceira idade

10 pontos importantes em uma casa para a terceira idade

Muitos cuidados devem ser levados em consideração na hora de organizar uma casa para pessoas da terceira idade, pois frequentemente estes têm restrições para andar, enxergar e de vez em quando até precisam do auxílio de elementos como cadeiras de rodas ou andadores.

Algumas destas dicas abaixo podem ser mais difíceis de colocar em prática, como no caso de já se ter uma casa com dois andares, por exemplo. Mas, de maneira geral, há pequenas modificações que podem fazer bastante diferença.

Dicas para uma casa de pessoas na terceira idade

10 pontos importantes em uma casa para a terceira idade

Veja também:

8 dicas para ter uma casa com acessibilidade

  1. Uma casa térrea

Casas de apenas um nível são mais convenientes. O ideal é evitar as escadas sempre que possível, inclusive na entrada. Elas tornam-se um empecilho quando a mobilidade fica mais restrita, aumentando o risco de acidentes.

  1. Incluir um terraço ou jardim

A casa ideal conta com pelo menos um terraço, onde se pode tomar sol, sentar-se para conversar durante as tardes e de preferência com um jardim que precise de pouca manutenção.

  1. Nada de desníveis no interior da casa

Mesmo pequenos desníveis, como um ou dois degraus entre ambientes podem ser perigosos. E para melhorar, um piso texturizado que não seja escorregadio é o mais adequado.

  1. Cozinha integrada com a sala de jantar

Os ambientes integrados são mais práticos e oferecem uma circulação livre e fácil. Assim, se diminui a distância de um ambiente ao outro, facilitando as tarefas do dia a dia.

  1. Cuidado com os móveis e tapetes

Móveis como mesinhas de centro, podem dificultar a circulação e fazer com que as pessoas tropecem. Da mesma forma os tapetes, já que muitas vezes suas pontas levantam-se e também podem virar um empecilho.

  1. No banheiro

Quanto mais amplo e espaçoso, melhor. Uma cadeira pode ser útil, além de ser necessário o espaço para movimento de cadeira de rodas ou andadores.

  1. Atenção com o box

O ideal é que o box tenha um banco, onde possam tomar banho sentados. Bem como uma porta ampla para que possam entrar no box sem problemas. Nas paredes é importante ter barras de apoio em aço inoxidável para ajudar na mobilidade.

  1. Colchão ortopédico

Um colchão ortopédico é o mais aconselhável. Além disso, uma poltrona confortável ou um sofá com possibilidades de inclinação também são muito úteis.

  1. Armários ou closet abertos

Um armário aberto é mais confortável e fácil de acessar, de preferência com prateleiras de fácil alcance e bancos para sentar-se quando preciso.

  1. Um quarto extra para familiares ou ajudantes

Pelo menos um sofá cama deve ser levado em consideração, pois frequentemente se recebem familiares ou ajudantes ao menos em algumas situações.