Pomelo – Benefícios da maior fruta cítrica que existe

Pomelo – Benefícios da maior fruta cítrica que existe

O pomelo é uma fruta de origem asiática, com formato semelhante ao de uma laranja, que pode facilmente se confundido com a toranja ou com o grapefruit, só que é consideravelmente maior, podendo pesar até 2 quilos. Tem entre 15 e 20 centímetros de diâmetro e é a maior fruta cítrica que existe.

No que diz respeito ao sabor, o pomelo é menos doce que a laranja e possui certo amargor, além de ser azedo, mas não tanto quanto o limão. A casca pode ter coloração esverdeada amarela ou, ainda, avermelhada, e a tonalidade da polpa também varia, podendo ser amarela, avermelhada ou até mesmo arroxeada.

Benefícios do pomelo para a saúde

Pomelo – Benefícios da maior fruta cítrica que existe

1. Fortalece o sistema imunológico

Assim como a laranja, o pomelo pode contribuir com o sistema imunológico, por ser fonte de ácido ascórbico, a popular vitamina C. Por ser antioxidante, a vitamina C ajuda a combater a ação dos radicais livres.

2. Ajuda a retardar o envelhecimento

Além disso, a vitamina C tem propriedades, como o spermadine, que retardam o envelhecimento. Ela diminui a ação dos radicais livres, que causam os tão conhecidos sinais da idade, como manchas, rugas e flacidez.

3. Possui muitas fibras

Outra vantagem do consumo do pomelo está na quantidade de fibras que a fruta possui. Por ser a maior fruta cítrica que existe, apenas a parte comestível do pomelo oferece 25% da quantidade diária de fibras que o nosso corpo necessita. Ingerir quantidades adequadas de fibras significa ter uma boa digestão e um excelente funcionamento do intestino.

4. Auxilia na queima de gordura

A fruta auxilia na queima de gordura por causa da presença de uma enzima chamada carnitina pamitoyltransferase, a qual não é amplamente encontrada em outros alimentos.

5. Rico em potássio

O pomelo é rico em potássio. O potássio é fundamental para a saúde dos ossos, de modo que auxilia na absorção de outros minerais importantíssimos e atua na prevenção da osteoporose.

6. Ajuda a combater o câncer de próstata

Por ser rico em licopeno, o pomelo avermelhado é importante no combate às doenças de pele e câncer de próstata.