Plantas que contribuem para melhora da memória

Plantas que contribuem para melhora da memória

Nossa qualidade de vida pode ser severamente afetada pela perda progressiva da memória. Podendo acontecer em qualquer fase da vida, é muito incidente na terceira idade, pois a partir dos 40 anos a nossa capacidade de armazenar informações começa a se deteriorar gradativamente.

Pesquisadores apontam para a diminuição da produção de um neurotransmissor chamado “acetilcolina”, como uma das mais comuns causas da diminuição da memória na terceira idade. Este neurotransmissor é importante para o aprendizado, sua ausência, portanto, compromete o bom funcionamento.

Plantas medicinais na recuperação da memória

Diversas plantas têm sido usadas para fortalecer a mente e recuperar a memória. Estudos mostram que a medicina alternativa é um caminho possível no tratamento dos males do cérebro.

Plantas medicinais que contenham substâncias específicas para promover ao aumento da produção de acetilcolina pelo cérebro podem ser a saída para este tipo de problema. As ricas em oxidantes e que contém estrógeno precisam também ser consumidas no dia a dia.

Plantas indicadas para melhorar a memória

 Feijão

Rico em nutrientes e bastante presente na mesa brasileira, o feijão contém a “colina” em sua composição. Este elemento é parte da “acetilcolina”, que é o neurotransmissor que viabiliza a memória.

Sálvia e Alecrim

Ricas em antioxidantes que propiciam a fabricação da acetilcolina pelas células cerebrais, a Sálvia e o Alecrim podem ser consumidos em forma de chá.

Urtiga

Uma planta que pode ajudar a formação de estrógenos que propiciam o aumento do rendimento mental é a urtiga. Podendo ser consumida em forma de saladas ou chás, a urtiga pode trazer um grande benefício na recuperação da memória. Hoje já podemos encontra a planta em farmácias de manipulação em comprimidos, suplementos e em pó efervescente.

Vale lembrar que é muito importante consultar o médico antes de começar a consumir qualquer produto com fins terapêuticos.

Saúde!