Plantar tomates em vasos – 5 passos simples

Plantar tomates em vasos – 5 passos simples

Existem algumas opções comuns no que diz respeito ao cultivo de tomates em casa. Podem-se comprar sementes e colocá-las para germinar em uma área interna logo após a chegada da primavera, ou se pode comprar uma planta já estabelecida na época em que o solo está aquecido o suficiente para colocá-la diretamente nele. Mas há uma terceira opção mais fácil para o cultivo de tomates que a maioria das pessoas não conhece.

Passos básicos para cultivo de tomates em casa

Plantar tomates em vasos – 5 passos simples

1. Preparar jardineiras


Começa-se reunindo jardineiras e misturas para plantio em vaso. Essas jardineiras serão utilizadas apenas para a germinação das sementes, elas funcionarão melhor se forem maiores e bem espaçosas. Elas não precisam ser muito profundas, pois as raízes não crescerão muito para baixo. Adicionar a mistura para plantio em vaso na jardineira, preenchendo aproximadamente três quartos dela.

2. Cortar tomates maduros


Tomates muito maduros são os ideais demais. Caso contrário, pegar um que esteja o mais próximo de maduro. Cortar ele em fatias de aproximadamente 0,6 centímetros de espessura. As fatias não precisam ser bonitas ou uniformes.

3. Plantar fatias de tomates


Colocar as fatias de tomate em uma única camada pela superfície do solo, deixar apenas um pouco de espaço entre elas. Cobrir levemente com uma camada fina de mistura para plantio em vaso e regar bem. Manter a jardineira parcialmente sombreada com o solo úmido, mas não excessivamente molhado.

4. Transplantar as mudas de tomate


As sementes de tomate normalmente germinam dentro de oito a 10 dias de plantadas. Depois de germinadas, movê-las para uma área que leva sol por 10 a 12 horas ao dia, para evitar que as mudas fiquem longilíneas. Aproximadamente duas semanas depois do plantio, as mudas estarão grandes o suficiente para serem transplantadas para vasos individuais. Enterrar o caule o máximo possível no solo do vaso e calcar a mistura gentilmente ao redor da base do caule. Regar bem.

5. Deixar a planta crescer


Os pés de tomate levam de 50 a 80 dias para chegar à maturação do plantio. Isso depende da variedade e das condições de crescimento da área. Para garantir um crescimento adequado, certificar-se de que a planta receba bastante luz solar, o solo para plantio em vaso possua a umidade adequada e que as plantas sejam fertilizadas periodicamente para que os nutrientes absorvidos sejam repostos. Dentro de alguns meses, haverão deliciosos tomates para colher.