Pitaya – Conheça a fruta do momento

Pitaya – Conheça a fruta do momento

Pitaya é uma fruta oriunda dos países da América Central e está cada vez mais popular nas dietas, por concentrar poucas calorias e, apesar de doce, não ser um alimento rico em açúcar. Por causa do seu agradável sabor doce, serve como matéria-prima para muitas receitas como tortas, iogurtes, sorvetes, geleias e até mesmo como acompanhamento da salada.

No nosso país, as versões mais consumidas são a de casca rosa com polpa avermelhada e a de casca rosa com a polpa branca. Esta última é a mais fácil de encontrar.

Tipos de Pitaya

Pitaya – Conheça a fruta do momento

Os diferentes tipos de pitaya têm características bem parecidas e sabores bem semelhantes. Muito doces e saborosas, as pitayas tem propriedades nutricionais bem parecidas e todas são benéficas para a saúde.

Existem três variedades de pitaya:

  • Amarela com polpa branca
  • Rosa com polpa vermelha
  • Rosa com polpa branca

Dos tipos de pitaya, a única que é apreciada pelas pessoas que desejam perder peso é a opção com o interior na cor vermelha, pois é a única que possui propriedades antioxidantes, o que impede o acúmulo de gorduras por prevenir os radicais livres.

Informações nutricionais

Nas reduzidas calorias da pitaya, encontra-se uma grande diversidade de nutrientes e minerais essenciais para o nosso corpo.

Possui uma quantidade surpreendente de vitamina C em sua composição, o que ajuda o sistema imunológico. Estão presentes também algumas vitaminas do complexo B, que colaboram para um melhor fluxo sanguíneo e mantém baixos os níveis de colesterol no sangue.

100 gramas de Pitaya rosa (½ da fruta)

Calorias (kcal) 52
Carboidratos (g) 11
Proteína (g) 1,1
Gorduras totais (g) 0,4
Fibras (g) 3
Colesterol 0
Vitamina C (mg) 20,5
Cálcio (mg) 8,5
Ferro (mg) 1,9
Fósforo (mg) 22,5

Benefícios da Pitaya

Pitaya – Conheça a fruta do momento

Veja também:

Conheça as frutas e vegetais com ação anti-inflamatória

– Ajuda a eliminar os radicais livres: Abundante em antioxidantes, que ajudam a neutralizar a formação de radicais livres, componentes prejudiciais à nossa saúde.

– Auxilia no emagrecimento: Possui baixo valor calórico e potente ação termogênica, propriedade que atua diretamente na queima de gorduras corporais.

Previne a diabetes: Com rico conteúdo em vitamina C, garante propriedades antioxidantes que reduzem os danos causados pelos radicais livres, prevenindo contra Diabetes.

– Previne doenças do sistema cardiovascular: Por causa da concentração de gorduras monoinsaturadas, a Pitaya possui propriedades capazes de diminuir os níveis do colesterol LDL (considerado ruim), ao mesmo tempo em que eleva os níveis do colesterol HDL (considerado bom),

– Fortalece o sistema imunológico: 100 gramas da fruta é possível adquirir quase 35% da vitamina C diária que nosso organismo necessita, uma das substâncias mais ativas no fortalecimento da defesa natural do organismo. Diminui o colesterol ruim: por decorrência de sua concentração de gorduras monoinsaturadas, a Pitaya possui propriedades capazes de diminuir os níveis do colesterol LDL (considerado ruim), ao mesmo tempo em que eleva os níveis do colesterol HDL (considerado bom), reforçando ainda mais seu efeito benéfico na manutenção da saúde cardiovascular.

– Ajuda no funcionamento do Intestino: além de ser bem fibrosa, as sementes tem ação laxante e auxiliam no ajuste da saúde digestiva.