Pistache – O que é e benefícios à saúde

Pistache – O que é e benefícios à saúde

O pistache é a semente da árvore pistácia, originária da Ásia Central, sendo bastante apreciado e consumido no Brasil. É um tipo de noz normalmente consumido inteiro, torrado e salgado, como os amendoins, e também usado no preparo de sorvete, salada, chocolate, pudim e outros pratos doces. Ele é apontado como um excelente aliado para a boa forma, não só por ajudar na manutenção da boa forma, como também pela sua contribuição para o funcionamento e comportamento do organismo.

10 benefícios do pistache para a saúde

Pistache – O que é e benefícios à saúde

1. Sistema cardiovascular

Algumas pesquisas acompanharam grupos de pessoas que inseriram o pistache em suas dietas pelo período médio de 4 semanas, e os testes comprovaram que o alimento pode contribuir com a redução do colesterol.

Além disso, o pistache é fonte de L-Arginina, nutriente funcional para a saúde das artérias, tornando-as mais flexíveis e auxiliando na melhor coagulação do sangue, assim evitando ataques cardíacos.

2. Controle de peso

O pistache pode ajudar na eliminação das toxinas indesejáveis ao corpo, pois é rico em fibras que podem induzir ao funcionamento regular da flora intestinal, além de fornecer saciedade por um maior período de tempo, o que ajuda você a consumir menos calorias.

3. Efeitos anti-inflamatórios

O fruto é fonte de vitamina A e E, que possuem efeito anti-inflamatório para a prevenção de alguns problemas no corpo.

4. Diabetes

Ao adicionar uma porção média de pistache, se poderá garantir 60% da porção recomendada para consumo diário de Fósforo. Este mineral é importante para a prevenção de diabetes, além de apoiar a síntese de proteínas e ação de aminoácidos, beneficiando o controle de glicose.

5. Sistema sanguíneo

Melhora o transporte de oxigênio e promove o aumento de hemoglobina, e esse efeito é justificado pela presença de vitamina B6.

6. Sistema nervoso

Reconhecido como uma das maiores fontes de vitamina B6, o pistache pode promover a saúde das fibras nervosas, contribuindo com o funcionamento adequado do sistema nervoso.

7. Olhos

fruto é fonte de Zeaxantina e Luteína, antioxidantes que agem na proteção do organismo contra a ação de radicais livres, preservando a saúde das células e apoiando a boa visão.

8. Pele

A pele também pode contar com os benefícios do pistache. O fruto é rico em vitamina E, que se comporta como excelente antioxidante favorável para a saúde da pele. Ele pode ajudar a proteger a pele contra raios UV e até apoia a prevenção de doenças que atingem os tecidos, preservando a saúde e beleza da pele.

9. Cabelos

O fruto pode estimular o crescimento dos fios, além de deixá-los mais fortes e flexíveis. Esses efeitos positivos ocorrem através da ação direta dos nutrientes do pistache sobre as fibras dos fios.

10. Acne e cicatrizes

O fruto pode auxiliar nos níveis de açúcar na corrente sanguínea, o que interfere na produção de óleo, que leva ao aparecimento de espinhas.