Pilates – Benefícios para o corpo e o cérebro

Pilates – Benefícios para o corpo e o cérebro

Apesar de ser praticado individualmente, o pilates oferece um convívio em grupo, sendo ideal para quem busca se fortalecer com ajuda do peso do próprio corpo. Além do fortalecimento, o pilates auxilia na postura e na flexibilidade dos membros.

Mas os benefícios do pilates na rotina vão além dos exercícios físicos. A atividade contribui para uma melhora na concentração e também na qualidade do sono.

Benefícios do pilates

Pilates – Benefícios para o corpo e o cérebro

Melhora a capacidade de foco e concentração

No pilates, é preciso que o aluno esteja muito atento às instruções do professor. Em cada um dos movimentos, o aluno é convidado a perceber como cada uma das posturas  afeta seu próprio corpo, além de coordená-las com a respiração e entender quais as sensações que resultam disso.

Fortalece o corpo e a mente

O pilates é um tipo de treinamento que usa a força do próprio corpo nos exercícios, e isso trás algumas mudanças para o cérebro. Um estudo publicado em 2015, no The Journal of the International Neuropsychological Society mostrou que as pessoas que praticam treinamentos para fortalecimento obtiveram melhoras consideráveis na memória e na capacidade cognitiva.

Melhora a postura e o humor

Um dos principais objetivos da atividade física é melhorar a postura por meio do fortalecimento dos músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril. Isso ajuda as pessoas a terem mais consciência do seu alinhamento corporal em seu dia a dia. Uma postura mais adequada pode ajudar a reduzir dores nas costas, nos ombros e no pescoço.

Melhora o equilíbrio

na medida em que envelhecemos, é comum perdermos parte de nosso equilíbrio e isso afeta algumas de nossas atividades diárias mais básicas. Os exercícios de pilates realizados tanto no solo quanto nos aparelhos fortalecem o corpo e ajudam no equilíbrio e na postura.

Aprender coisas novas todos os dias

É comum a gente simplesmente tornar alguns processos automáticos de tão acostumados que estamos com eles em nossa rotina. Por isso é importante estarmos sempre abertos a novos estímulos. O pilates pode ajudar nisso. Sempre que se aprende algo novo que requer um esforço contínuo, se ajuda o cérebro a criar novas conexões, aumentando a capacidade cognitiva.

Auxilia a ter um sono melhor

Não são poucos os estudos que mostram como as atividades físicas podem ajudar a regular o sono. Ao trabalhar o corpo e a mente em cada um dos movimentos, o pilates auxilia na sensação de bem-estar e tranquilidade que resultará em uma noite mais tranquila no fim do dia.