6 passos para uma boa noite de sono na terceira idade

6 passos para uma boa noite de sono na terceira idade

Pessoas com mais idade apresentam comportamentos relacionados ao sono diferente dos jovens: muitos que estão na terceira idade chegam a dormir até uma hora e meia a menos do que quando tinham 20 anos e, diferente do que se pensava, não se sentem descansadas.

Problemas para dormir na terceira idade

A maioria dos idosos sente dificuldades em dormir devido a hábitos que costumam ter durante o dia. As pequenas sonecas, a inatividade durante o dia e a má alimentação, principalmente durante a noite, podem desregular o sono em qualquer idade, mas esse problema costuma ser ainda mais perturbador para a terceira idade. O sono deve ser reparador em todas as idades, desde a infância até a velhice.

O papel do sono vai além do descanso

É durante o sono que algumas de nossas funções, sejam físicas ou mentais, são reguladas e garantem o funcionamento geral do organismo. É importante dormir bem, seja qual for a sua etapa de vida. Dormir mal continuamente pode causar complicações como a obesidade, depressão, hipertensão e diabetes. Além disso, esses problemas podem aparecer principalmente quando as pessoas chegam à terceira idade, acarretando em outras complicações nessa fase, como ansiedade e indisposição.

Cuidados para um bom sono na terceira idade

6 passos para uma boa noite de sono na terceira idade

 – Evitar dormir durante o dia;

 – Tomar cuidado com os estimulantes: café, chocolate, chá, energéticos e cigarros; 

 – Praticar exercícios durante o dia; 

 – Não se expor a luzes excessivas durante a noite, como TV e celular; 

 – Utilizar o quarto apenas para dormir; 

 – Não tomar remédios por conta própria.

Caso ainda ajam dificuldades para dormir, é muito importante procurar ajuda médica.