10 passos simples uma casa livre de estresse

10 passos simples uma casa livre de estresse

A vida cotidiana gera níveis de estresse e isso não tem como mudar, mas com algumas dicas simples, podemos fazer de nossas casas espaços menos “pesados”. De maneira que possamos ter maiores porções de paz em tranquilidade no aconchego do nosso lar.

1. Crie um perímetro de felicidade

Pode ser um espaço inteiro, um canto da casa, ou apenas uma poltrona, mas encontre um lugar na casa para ser seu lugar de paz e alegria. Todos da família devem saber que quando você estiver lá, você não deve ser incomodado. Da mesma forma, reserve também um espaço com uma mesa ou um móvel para as coisas não tão divertidas, como faturas, documentos importantes, listas de tarefas e todo o estresse que vem decorrente deles.

2. Arrume a cama todos os dias

Não precisa passar horas organizando tudo. Basta dar uma esticada nos lençóis e dobrar o edredom.

3. Arrume de acordo com suas emoções

Pense em como cada objeto faz você se sentir. Não mantenha coisas que transmitam sentimentos ruins como presentes de pessoas com as quais você teve um desentendimento, fotos de momentos infelizes, ou de relacionamentos que não deram certo, roupas que não lhe cabem mais, ou medicamentos de uma doença antiga. Abra espaço para as coisas que tem uma boa relação com você.

Se você precisar pensar muito se deve ficar com um objeto, você não precisa dele.

4. Beneficie-se da luz natural

Faça dela o seu despertador da manhã. Se as cortinas do quarto forem escuras, troque para versões translúcidas. Brigar com o despertador logo cedo gera estresse.

5. Tenha um ritual para ir dormir

Realize algo que te dê a sensação de completude, de que a tarefa terminou. De que o dia chegou ao fim.

6. Use um timer para as tarefas que são sempre adiadas

Podem ser roupas para dobrar e guardar, aqueles papéis que precisa organizar, ou o armário da cozinha pra por em ordem. Ajuste o cronômetro para 15 ou 20 minutos e realize a tarefa. Vai dar um grande alívio tirar essa obrigação da frente.

7. Tenha plantas e flores em casa

A presença verde ajuda a diminuir o estresse. Estudos mostram que a presença de plantas facilita de forma significativa a recuperação de pacientes hospitalares e diminui a pressão arterial das pessoas que trabalham em escritório.

8. Desconecte os eletrônicos enquanto não estiver usando

Eles geram um barulho quase que imperceptível, mas que atrapalham o relaxamento. Se conseguir deixar o quarto livre de televisores e computadores, melhor.

9. Prefira cores suaves

Tons quentes como amarelos, laranjas e vermelhos podem aumentar a pressão arterial e gerar mais estresse. Para os quartos, opte por paredes e mobília em tons de roxos, verdes e azuis.

10. Eleja um porta-tudo

Na entrada da casa, tenha um espaço para colocar chaves, óculos de sol, correspondência, etc. Assim você não fica espalhando estes itens pela casa.

Com certeza você pode fazer outras coisas em sua casa com este mesmo intuito. O mais importante é que a casa seja o seu lugar de paz.