Conhece Oxicoco? Veja os benefícios e maneira de consumir

Conhece Oxicoco? Veja os benefícios e maneira de consumir

Originário da América do Norte, o oxicoco também é conhecido pelos nomes de mirtilo vermelho, uva-do-monte, arando ou cranberry, que é o seu nome na língua inglesa.

Fonte de nutrientes necessários ao nosso organismo como carboidratos, proteínas, fibras, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, colina (vitamina do complexo B), vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio.

Conhece Oxicoco? Veja os benefícios e maneira de consumir

7 benefícios do suco de oxicoco

  1. Prevenção de problemas no trato urinário 

A pesquisa apresentada no evento pela médica do Instituto Politécnico de Worcester, Terri Anne Camesano, mostrou como o suco de oxicoco trabalha conta a chamada bactéria E.coli, que é a causa mais comum de infecções do trato urinário.

  1. Auxílio à prevenção da aterosclerose

O oxicoco é composto por fito nutrientes que fazem com que a fruta tenha propriedades anti-inflamatórias. Ao longo do tempo, a inflamação contribui com a danificação dos vasos sanguíneos. Uma vez danificados, esses vasos atraem placas, resultando no desenvolvimento da aterosclerose.

  1. Ação antioxidante

A fruta utilizada para preparar o suco carrega fitoquímicos que fornecem efeito antioxidante.

  1. Saúde dos dentes

Compostos químicos chamados proantocianidinas são encontrados na composição do suco de oxicoco e ajudam a evitar que bactérias que fazem mal grudem nos dentes.

  1. Saúde das crianças

Já foram feitos estudos que mostraram que o suco de oxicoco ajuda a inibir algumas variedades da Haemophilus influenza, uma bactéria conhecida como uma causa comum de infecções respiratórias e de ouvido em crianças.

  1. Saúde do estômago

Frutas como a maçã e o oxicoco, que servem como fontes de flavonoides, podem colaborar com a diminuição do risco de desenvolvimento de problemas estomacais.

  1. Combate ao escorbuto

O escorbuto é uma doença que surge como resultado da deficiência de vitamina C no organismo. O oxicoco contribui com o combate ao escorbuto justamente por seu uma fonte rica do nutriente.

Veja também:

As frutas que aliviam dores no estômago

Como fazer – Receitas de suco de oxicoco

Receita 1 

Ingredientes:

  • 200 g de polpa de oxicoco;
  • 2 xícaras de chá de água;
  • Açúcar, adoçante ou mel a gosto.

Modo de preparo:

  1. Juntar todos os ingredientes e colocar no liquidificador;
  2. Bater bem e servir-se. 

Receita 2

Ingredientes: 

  • 2 xícaras da fruta fresca ou 240 g da polpa da fruta;
  • Água;
  • 2 maçãs descascadas e picadas;
  • 1 pedaço de gengibre de 5 cm.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem as frutas e o gengibre;
  2. Colocar os ingredientes no liquidificador e bater.