Ovos – A maneira correta de armazená-los

Ovos – A maneira correta de armazená-los

É importante manter os ovos dentro da embalagem e sem lavá-los. Só se deverá higienizá-los antes de prepará-los para consumo.
O ovo deve ser guardado dentro da geladeira, nas prateleiras, mais ao fundo. Não se deve deixar o alimento na porta.
Para saber se o ovo está fresco, chacoalhe-o levemente. Ao realizar esse movimento, o conteúdo não deve se mover (caso se movimente, está velho). Outra forma de verificar é pôr o ovo em uma vasilha com água e sal: quanto mais fresco ele é, mais fundo ele fica.

Como consumir ovos

  • Pessoas saudáveis podem consumir um ovo por dia. Porém, ele não deve ser a única fonte de proteína de sua refeição.
  • Não consumir ovos crus ou com a gema mole, pois bactérias como a Salmonela. pode estar presente. A melhor forma de ingerir o ovo é após cozinhá-lo por 12 minutos.
  • Conhecer a procedência do alimento. Verificar sempre no rótulo da caixa do ovo o selo da Inspeção do órgão público responsável.
  • Esportistas podem ingerir até duas claras de ovos para conseguir proteínas que auxiliam a recuperação e restauração dos músculos. Só não as consumir cruas.
  • Fugir das dietas apenas a base de ovos.
  • Não usar as claras de ovos com propósitos estéticos, pois o efeito das proteínas, nas condições em que estão no alimento, não é o ideal. Preferir cosméticos com proteínas já adaptadas.

Ovos não podem ser armazenados na porta da geladeira

Ovos – A maneira correta de armazená-los

Porquê está exatamente no abrir e fechar da geladeira que ocasiona em uma grande variação de temperatura fazendo com que diminua a validade e conservação dos alimentos que ficam expostos na porta e isso aumenta o risco de bactérias (como a salmonela – causadora de intoxicação e diarreia).