Ovo de codorna – Mais benefícios que se imagina

Ovo de codorna – Mais benefícios que se imagina

A codorna é uma espécie encontrada na Europa, norte da África, sul dos EUA e algumas partes da Ásia. Os ovos botados por ela são menores do que de outras aves como a galinha, o frango e o pato, por exemplo, e são muito consumidos e vendidos em todo o mundo.

Composição nutricional do ovo de codorna

Gordura 1 g
Colesterol 76 mg
Sódio 13 mg
Potássio 12 mg
Proteína 1,2 g
Vitamina A 717 µg
Vitamina D 1% do valor diário
Vitamina B12 1% do valor diário
Ferro 1% do valor diário

Benefícios do Ovo de Codorna

Ovo de codorna – Mais benefícios que se imagina

1. Beneficia a visão

A vitamina A presente no ovo de codorna ajuda a proteger a visão por causa das propriedades antioxidantes da vitamina, que ajudam a reduzir problemas como a degeneração macular e a prevenir o desenvolvimento da catarata.

2. Equilibra os níveis de colesterol

Existem muitos ácidos graxos benéficos presentes no ovo de codorna, que ajudam na saúde do coração através do controle do colesterol.

3. Estimula o crescimento

Assim como os ovos de galinha, os ovos de codorna fornecem altas quantidades de proteína à dieta. A proteína é o principal constituinte do corpo e essencial em processos de desenvolvimento.

4. Reduz a pressão arterial

O potássio presente nos ovos de codorna apresenta alta capacidade de promover a redução da pressão arterial. Este mineral age como um dilatador nos vasos, o que auxilia no alívio da tensão e do estresse causado nas artérias e vasos sanguíneos quando a pessoa tem pressão arterial elevada.

5. Limpa o organismo

Há estudos que indicam que, ao adicionar ovos de codorna na dieta, é possível eliminar toxinas presentes na corrente sanguínea. Isso porque os aminoácidos do ovo de codorna são capazes de se ligar à toxina e liberar essas substâncias do organismo.

6. Previne doenças crônicas

Os antioxidantes como as vitaminas C e A presentes no ovo de codorna ajudam a neutralizar os radicais livres e proteger a saúde em geral.

7. Trata alergias

Ovos de codorna são ricos em uma proteína chamada de ovomucóide. Ela atua no organismo como um antialérgico natural. Assim, para quem está passando por algum sintoma de reação alérgica como congestão nasal sem motivo, por exemplo, pode usufruir desses benefícios do ovo de codorna.

8. Melhora o metabolismo

As vitaminas do complexo B presentes no ovo de codorna resultam em atividade metabólica reforçada no corpo inteiro, inclusive a função hormonal e enzimática, que têm grande impacto no funcionamento do nosso metabolismo.

9. Aumenta a energia

Minerais e micronutrientes presentes nos ovos de codorna, assim como a grande quantidade de proteínas, os tornam uma boa fonte de energia e de bom humor. Por fornecer bastante energia, há benefícios do ovo de codorna também para melhorar a performance em um treino de força, por exemplo.

10. Melhora a função cerebral

Os aminoácidos presentes no ovo de codorna e o alto nível proteico ajudam a estimular a função cerebral e nutrir o sistema nervoso no cérebro para que ele mantenha seu bom funcionamento.

11. Evita anemia

Pessoas que consomem ovos de codorna regularmente tendem a ter menor risco de desenvolver anemia. Isso acontece porque eles contêm ferro, que pode ajudar na formação de glóbulos vermelhos e prevenir a anemia.

12. Fortalece o sistema imunológico

A presença de aminoácidos como a lisina trás benefícios do ovo de codorna como o de promover a produção de anticorpos e apoiar a resposta do sistema imunológico.

13. Mantém a saúde da pele e do cabelo

Os ovos de codorna são uma fonte de proteína e a lisina, um aminoácido que pode promover a produção de colágeno no corpo. O colágeno é uma proteína essencial para manter a beleza e saúde da pele, evitando flacidez e rugas.

14. Ganho de massa magra

Assim como é bom para a performance nos treinos, o ovo de codorna também é bom para os músculos. O alto teor de proteína trás benefícios para construir músculos. assim, ele também pode ser adotado na dieta de quem busca a hipertrofia dos músculos.

15. Perda de peso

O teor de gordura presente no ovo de codorna não engorda, já que se trata de gorduras boas que são aproveitadas pelo organismo de forma saudável. Quando em um plano de alimentação saudável, os ovos podem ajudar a emagrecer.