Os benefícios por consumir Salmão

Os benefícios por consumir Salmão

O salmão é um peixe de águas frias e profundas que migra entre o mar e os rios, consoante a altura do ano. Possui uma alimentação variada de acordo com o seu habitat, e, em função disso, pode apresentar diferente textura, sabor e cor rosada.

No mercado, encontramos salmão disponível em várias versões, sendo fresco, congelado ou defumado as mais comuns e as mais consumidas pela população. A preferência deverá ser pelas opções frescos ou congelados em detrimento da opção defumado, devido à quantidade de sódio presente nesta última.

Além disso, deve ser sempre privilegiado o consumo de salmão selvagem, ou seja, peixes que provêm do seu habitat natural e não da aquicultura, visto que são muito mais ricos do ponto de vista nutricional e não são alvo de fungicidas nem antibióticos.

Composição Nutricional do Salmão

Do ponto de vista nutricional, apesar de fornecer cerca de 260 Kcal / 100g, o salmão destaca-se a sua riqueza em proteína de alto valor biológico (cerca de 20%), vitaminas hidrossolúveis (como as vitaminas do complexo B) e lipossolúveis (como a vitamina D), minerais (como o potássio e o selênio) e ômega-3.

Benefícios do Salmão para a Saúde

1. Prevenção de Doenças Cardiovasculares

Uma porção de 100gr de salmão contém cerca de 2g de ômega-3. Este ácido graxo possui propriedades anti-inflamatórias, ajuda na redução da pressão arterial e do colesterol LDL (“mau colesterol”) e na melhoria do funcionamento das células das artérias.

2. Previne doenças neurodegenerativas

O consumo regular deste peixe ajuda também a retardar o declínio cognitivo e a perda de memória associados ao envelhecimento. Alguns estudos têm inclusive demonstrado que há uma relação entre o QI e uma dieta rica em ômega-3.

3. Reduz o risco de câncer

Pelo fato de possuir níveis elevados de vitamina D e selênio, o consumo de salmão está associado à prevenção de certos tipos de câncer como o da mama, próstata e colo retal.

4. Ajuda a Controlar o peso

Pelo fato de ser muito rico em proteína e ômega-3 promove uma sensação de saciedade mais prolongada, diminuindo a ingestão alimentar nas refeições seguintes.

5. Promove o bom humor e diminui sintomas de depressão

Este peixe, pelo seu teor em ômega-3, vitaminas do complexo B e triptofano, ajuda ainda a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, pois promove a síntese de serotonina, uma substância responsável pelo bem-estar.

6. Diminui a flacidez e beneficia a saúde da pele e do cabelo

O ácido dimetilaminoetanol (DMAE) é uma substância presente no salmão que atua nos músculos da face, simulando a ação da acetil-colina, um neurotransmissor que promove a diminuição da flacidez dessa região.

Além disso, o ômega-3 tem benefícios para pele e cabelo, estimulando a produção de colágeno e elastina, que contribuem para uma pele com aspecto mais jovem e sem manchas e para um cabelo com mais vitalidade.

7. Beneficia a saúde ocular

O óleo de peixe é bom para melhorar a visão, na medida em que ajuda a evitar a degeneração macular relacionada com a idade.