Os benefícios do consumo de carne de Porco

Os benefícios do consumo de carne de Porco

Durante muito tempo, a carne de porco foi taxada de não ser boa para a saúde. Mas, isso mudou: novos métodos de produção fizeram com que esse alimento se tornasse superior e mais saudável que outros tipos de carne, como a bovina.

Benefícios da carne de porco

Os benefícios do consumo de carne de Porco

O consumo regular da carne de porco oferece alguns benefícios especiais para o organismo, tanto em curto como longo prazo. Entre os principais obtidos, os grandes destaques são:

1. Ingestão adequada de vitamina B1

A vitamina B1, também conhecida de tiamina, é um nutriente que atua diretamente no metabolismo energético.

2. Melhora da digestão

A carne de porco tem uma quantidade elevada de niacina, popularmente conhecida como vitamina B3, que é um nutriente capaz de melhorar o processo de digestão, além de retirar toxinas do organismo.

 3. Pele mais bonita

Comendo esse tipo de carne, é possível ter uma pele mais bonita – resultado que é oferecido pela vitamina B3 -, evitando o envelhecimento precoce, prevenindo o surgimento de acne e cravos e garantindo o equilíbrio hídrico da pele.

4.     Consumo correto de potássio

A carne de porco possui alta concentração de potássio, que ajuda a melhorar o apetite e a evitar cãibras e confusão mental. Esse nutriente também auxilia no tratamento da hipertensão, por regular a pressão arterial.

5.     Manutenção do sistema imunológico

Contém leucina, lisina e valina, que são aminoácidos essenciais para auxiliar no fortalecimento e na manutenção do sistema imunológico, ajudando no tratamento de doenças ou na sua prevenção.

6.     Gordura mais saudável

A gordura presente na carne de porco tem como característica ser mais saudável que a encontrada na carne vermelha, por exemplo. Assim,tende a ser uma melhor escolha para evitar problemas de saúde.

7.     Consumo de vitamina B12 e ferro

A vitamina B12 e o ferro são nutrientes que auxiliam no tratamento e na prevenção a anemia, contribuindo positivamente com a qualidade da pele e do cabelo, evitando problemas como o surgimento de linhas de expressão na face e a queda dos fios.

8.     Ingestão de proteína em doses ideais

O consumo da carne de porco assegura a ingestão de proteína em quantidades ideais, de modo a evitar a perda de massa magra, dando suporte ao processo de construção muscular.

Propriedades da carne de porco

Tomando o lombo como exemplo, uma porção de 100 gramas possui:

  • Calorias – 136 kcal;
  • Proteínas – 20g;
  • Lipídios – 5,5g;
  • Ferro – 1,2mg;
  • Magnésio – 25mg;
  • Sódio – 49mg;
  • Potássio – 359mg;
  • Selênio – 33mcg.

Como consumir a carne de porco

O consumo ideal é na forma carne cozida, grelhada ou assada – versões que possuem menos caloria e são mais saudáveis ao organismo. Recomenda-se comprar o alimento em locais com boa procedência e não a servir mal passada, para diminuir o risco de contaminações por doenças, como a cisticercose.