Os benefícios da Semente de Mostarda

Os benefícios da Semente de Mostarda

O vegetal não é apenas uma potência nutricional, mas também é um alimento com personalidade que pode agregar uma picância a qualquer preparação. A semente de mostarda pode ser triturada, como a pimenta-do-reino ou refogada inteira na panela com legumes e em sopas, adicionado na preparação de pratos como a semente de chia ou de gergelim.

Benefícios da semente de mostarda

1. Evita a prisão de ventre

A semente de mostarda é eficaz para evitar a prisão de ventre, pois possui uma substância chamada mucilagem, responsável por ajudar na melhor evacuação do bolo fecal.

Além disso, essa semente é rica em fibras, o que favorece o controle do fluxo intestinal, se ingerida diariamente, podendo regular intestino, programando esse órgão para funcionar corretamente.

2. Ajuda a emagrecer

É ideal para quem busca um emagrecimento saudável em longo prazo, porque ela é rica em vitaminas do complexo B, fator muito importante para a perda de peso, ajudando a acelerar o metabolismo do organismo.

Essa aceleração de metabolismo favorece a queima de calorias, porque ela contribui no consumo de gorduras, para regular a queima de carboidratos para o consumo energético do corpo.

3. Aprimora a saúde mental

Por ser rica em ômega 3, essa semente é boa para a saúde cerebral, pois essa substância serve para evitar esquecimentos e aprimorar o desenvolvimento mental em diversos aspectos.

4. Evita a queda de cabelo

São ricas em vitamina A e betacaroteno, nutrientes que contribuem de modo natural para o fortalecimento capilar, além de serem muito eficientes para estimular o crescimento do cabelo.

Por isso, ela é recomendável para quem está sofrendo com quedas de cabelo constantemente, sendo fundamental para a reconstituição dos fios e do fortalecimento das raízes, devido a suas incríveis propriedades.

5. Combate acnes

Essas sementes são ricas em enxofre, ingrediente muito potente quando se trata em combater as infecções, sendo usado em diversos cosméticos e sabonetes contra acnes, devido ao seu alto poder anti-inflamatório.

6. Boa para asmáticos

Por ser um anti-inflamatório natural, o consumo dessa semente pode ajudar bastante a aliviar os sintomas da asma, que é inflamação crônica.

Além disso, ela é um excelente expectorante, contribuindo bastante para desobstruir as vias aéreas, fator que facilita muito a liberação do muco ou de qualquer incômodo a mais que esteja atrapalhando seu funcionamento ideal.

Como usar semente de mostarda

A semente da mostarda se for usada para alimentação, necessita de alguns cuidados prévios. Para isso, é importante que se for fazer algum tempero com ela, se armazene durante dois dias antes de fazer o condimento, mergulhando-as em um pote contendo uma mistura de vinagre de cidra e água gelada. Para cada 100 gramas de sementes, coloque 150ml de vinagre e 100ml de água.

Vale lembrar que ela também pode ser usada de outros modos, como uma infusão ou a aplicação diretamente na região afetada da pele, por exemplo.