Os benefícios da massoterapia na terceira idade

Os benefícios da massoterapia na terceira idade

A massoterapia é uma terapia que agrega um conjunto de procedimentos de massagens com o objetivo de proporcionar saúde, bem estar e qualidade de vida através de manobras terapêuticas.

Um número cada vez maior de pessoas de todas as idades vem se beneficiando desta terapia que pode ter indicações terapêuticas, estéticas ou simplesmente de relaxamento e renovação corporal.

Tipos de massagem

A massoterapia reúne diversas técnicas. Massagem modeladora, relaxante, turbinada, pedras quentes, etc. Dependendo do objetivo ou das necessidades da pessoa.

Esteticamente falando, existem procedimentos que auxiliam no estímulo da circulação linfática e sanguínea, aumentando o metabolismo local, ajudando na eliminação de resíduos. Além disso, aumenta a mobilização das fibras musculares.

Benefícios da massoterapia

Além de combater a celulite e a gordura localizada com sucesso, as manobras melhoram o contorno corporal, ativando as respostas neuromusculares dando uma sensação de enrijecimento do corpo logo após o procedimento. Ajuda na mobilização do tecido conjuntivo que está rígido, que aumenta a celulite. Este tecido fica com a elasticidade comprometida por causa de alterações hormonais, dando um aspecto ondulado na pele.

A massoterapia na terceira idade

Na terceira idade, muitas mudanças e alterações hormonais estão acontecendo no nosso organismo. Além do aumento do peso corpóreo, passamos a produzir menos colágeno e elastina, que são responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele. A massagem pode diminuir os danos causados, estimulando a produção do colágeno, diminuindo a flacidez.

O estímulo à circulação sanguínea e a diminuição da retenção de líquidos são outros importantes benefícios da massagem corporal na terceira idade.

Além de tudo isso que vimos, podemos citar também o importante aspecto da autoestima que se eleva quando damos atenção ao nosso corpo, nos conscientizando dos nossos contornos e formas, de maneira que uma autovalorização aflora quase que automaticamente após uma simples sessão de massoterapia.

Não podemos nos esquecer que o médico precisa ser consultado antes de qualquer procedimento, pois podem haver outras consequências, dependendo da nossa realidade física.