Os benefícios da alimentação saudável

Os benefícios da alimentação saudável

Seja pela saúde, pelo aspecto físico ou pelo estilo de vida, é inegável como esse assunto ganhou tanta notoriedade e adeptos. Manter uma alimentação adequada pode trazer benefícios além das nossas expectativas.

Por que ter uma boa alimentação?

Os benefícios da alimentação saudável

Uma boa alimentação é fundamental  para a manutenção da saúde. Não faltam exemplos de doenças provocadas por maus hábitos alimentares: diabetes, hipertensão, obesidade, gastrite, alergias, dentre muitos outros.

Motivos não faltam para se alimentar bem; afinal, é de conhecimento geral os benefícios da alimentação saudável. Comer é, sem dúvida, um dos maiores prazeres do ser humano; no entanto, esse ato também é uma necessidade do corpo.

Para mantermos a saúde em dia, a alimentação deve ser balanceada e com nutrientes necessários para suprir as necessidades do organismo. Por isso, devemos nos alimentar com consciência para termos saúde e uma boa qualidade de vida, evitarmos doenças, termos mais disposição diária e vivermos mais e melhor.

O que pode resultar numa má alimentação?

Comer qualquer coisa é algo bastante comum hoje em dia. Na correria do dia a dia, pessoas deixam de fazer sua refeição com alimentos de verdade e a troca por comidas prontas, congeladas, industrializada e fast-foods.

Tudo isso são alimentos com níveis altíssimos de sódio, gordura trans, carboidratos vazios de alto índice glicêmico, pouquíssimas fibras…

O resultado de tudo isso? Doenças e excesso de peso e gordura. Com isso, nunca ouvimos falar tanto em obesidade em adulto e infantil, em hipertensão em jovens, em ansiedade e depressão, que, aliás, são duas doenças correlacionadas diretamente com uma má alimentação.

Outros exemplos de enfermidades: gastrite, alergias, gordura nos órgãos, baixo níveis de vitamina e ferro, bulimia e anorexia.