Ortopedista ou Reumatologista? Qual procurar primeiro?

Ortopedista ou Reumatologista? Qual procurar primeiro?

No caso de fraturas, o paciente deve procurar um ortopedista. Se precisar fazer um check-up cardíaco, sabe muito bem a qual profissional recorrer. Ter certeza da especialidade médica adequada para levar os filhos pequenos também não é problema. Porém, nem sempre é fácil assim. Muita gente perde tempo e dinheiro de consultório em consultório, até conseguir resolver seu problema. No Brasil, o Conselho Federal de Medicina reconhece 53 especialidades médicas.

Reumatologia e Ortopedia

Ortopedista ou Reumatologista? Qual procurar primeiro?

A reumatologia e a ortopedia agem em uma linha fronteiriça. Assim como é pequena a linha entre esses ramos e a neurocirurgia, que faz a operação da coluna.

Para evitar confusão sobre qual consultório procurar, o primeiro especialista que deve ser acionado pelo paciente é o clínico geral. 80% das queixas dos pacientes podem ser resolvidas pelo clínico. Nos demais casos são feitos os encaminhamentos para outras especialidades.

A diferença é que o clínico não pode fazer os procedimentos. Ele pode tratar bem uma doença renal, mas não pode fazer a diálise.

Exemplo da importância do Clínico geral

Vejamos o exemplo de uma pessoa que sente dor no peito que se estende pelo braço. Qual o primeiro médico que ele vai procurar? O cardiologista. Então faz exames, não dá nada, mas ela vai para o neurologista porque o braço adormeceu. Não resolve e vai para o reumatologista e depois para o ortopedista. Perde tempo e dinheiro, sendo que o clínico poderia tratá-lo ou encaminhá-lo para o melhor especialista.