O óleo de peixe pode ser um grande aliado da sua saúde cerebral. Previne doenças degenerativas e ajuda a melhorar os quadros de estresse ou depressão.
O óleo de peixe é conhecido por seu elevado teor de ácidos graxos ômega 3. Estes têm benefícios para o cérebro, coração e para a saúde em geral..
Benefícios nutricionais do óleo de peixe
É um alimento de origem animal, muito nutritivo, pois proporciona uma boa quantidade de ácidos “positivos” benéficos para a saúde.
Para se obter uma boa quantidade de ácidos graxos ômega 3 e 6 é importante aumentar o consumo de:
- Cavala
- Sardinha
- Salmão
- Arenque
- Atum
- Truta
A quantidade recomendada de peixe é de duas porções por semana, e o óleo, no máximo, 3 gramas por dia.
Há diferentes variedades de óleo de peixe, desde os mais concentrados aos mais leves.
São feitos com base em gordura de peixe e contêm uma grande quantidade de vitaminas A, B, C e D.
Quais são os benefícios do óleo de peixe
-
Combater as alergias sazonais
Por causa das suas propriedades anti-inflamatórias, reduz o inchaço dos seios nasais (causado pela histamina).
Além da capacidade de fortalecer o sistema imunológico, combate os patógenos que causam alergia com as mudanças de estação.
-
Cuidar da saúde cardiovascular
Os ácidos graxos diminuem os níveis de lipídios no sangue. Portanto, o óleo de peixe é um grande aliado para pessoas que têm níveis elevados de colesterol “ruim” (LDL).
-
Melhorar a aparência da pele
Por ter a capacidade de bloquear a liberação de enzimas induzidas pela luz solar, o óleo de peixe serve para manter a função da pele nas melhores condições.
-
Favorecer a saúde do cérebro
Algumas doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, demência ou mal de Parkinson, afetam milhões de pessoas no mundo todo.
A ingestão periódica de óleo de peixe equilibra as funções da serotonina e da dopamina, hormônios que regulam o mecanismo do cérebro.
-
Tratar problemas oculares
No desenvolvimento de catarata ou “olho seco”, podemos usar o óleo de peixe para reverter ou tratar a situação da melhor maneira.
-
Evitar acidentes vasculares cerebrais
Quando um vaso sanguíneo do cérebro se rompe ou é bloqueado, ocorre o que se conhece como “derrame”.
O óleo de peixe diminui fatores de risco relacionados a este problema, porque melhora a saúde das veias, artérias e promove a circulação sanguínea.
-
Aliviar a artrite reumatoide
Os ácidos graxos contidos no óleo de peixe efeito anti-inflamatórios no organismo.
Esta propriedade é útil para pessoas que sofrem de artrite ou osteoartrite, pois reduz a rigidez articular tão frequente pela manhã.
-
Proporcionar ossos mais fortes
A osteoporose é um problema crescente na população adulta do mundo. É caracterizada por ossos frágeis e mais suscetíveis à quebra ou fratura, causada por uma deficiência de cálcio e inclui a perda de massa óssea, especialmente em determinadas áreas do corpo, tais como o fêmur, quadril e ombro.
O consumo de óleo de peixe serve para reverter às causas que provocam essa condição.
-
Prevenir o câncer
O óleo de peixe tem a capacidade de prevenir diferentes tipos de câncer. Isto se dá devido à ação dos ácidos graxos poli saturados que evitam o desenvolvimento de células malignas.
-
Prevenir a depressão e ansiedade
Também pode ser empregado no tratamento de pessoas deprimidas ou ansiosas.
Ambos os casos têm aumentado nos últimos tempos por causa do ritmo de vida que temos, e podem fazer diferença em nosso comportamento e relacionamentos.